logo

Crianças do PETI curtem brincadeiras no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

13/06/2005 16:27:19 - Jornalista: Sonia Braga

O dia 12 de junho com certeza, ficará marcado na lembrança das cercas de 600 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O domingo foi de alegria, muita brincadeira, lanche e distribuição de brinquedos para todos. O motivo de tanta comemoração deveu-se ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que é um marco especial na luta pela implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho.

O objetivo da mobilização foi sensibilizar toda a sociedade e gestores públicos para que a infância seja, de fato, um tempo de brincar e aprender, de estudo e lazer. As atividades aconteceram no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no bairro Fronteira, com o presença do presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernando Horta.

Apesar da festa, a luta continua e a campanha está firme nas ruas. Segundo Horta, algumas crianças ainda insistem em não participar dos programas oferecidos pela prefeitura e preferem viver da venda de balas e doces nas ruas do município, com a anuência da família ou responsáveis.

“Esse comportamento das famílias resulta na dificuldade de erradicar totalmente o trabalho infantil em todo o Brasil. A conscientização tem de partir de dentro da casa da criança. Mesmo assim, a campanha continuará durante todo o ano, com o envolvimento da prefeitura e das secretarias municipais”, enfatizou.

Os telefones para denúncia Denúncias são: (22) 2762-0405 (Conselho Tutelar) e (22) 2759-0983 (Fundação de Ação Social).