Cerca de cem crianças e adolescentes que participam ativamente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos Centros de Referência e Assistencia Social (Cras) da Aroeira, Barra, Botafogo e Nova Esperança, irão assistir na sexta-feira (27), Dia do Circo, o espetáculo circense “O Picadeiro”, no teatro do Sesi de Macaé.
Essa atividade, promovida pela secretaria de Desenvolvimento Social, inaugura uma série de eventos que serão promovidos em 2015 para envolver e inserir as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência nos espaços culturais existentes no município de Macaé e neste primeiro evento, conta com a parceria com o Sesi/Macaé e o apoio do Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Segundo o subsecretário da Infância e Juventude, Rodrigo Leão, além da educação, o público infanto-juvenil mais vulnerável necessita ser envolvido nos eventos culturais do município a fim de contribuir com a contínua construção de um novo espaço urbano.
- O acesso à educação, cultura e lazer são elementos fundamentais para que os jovens do munícipio possam participar do processo de contínua reconstrução do espaço urbano de Macaé. A Sinjuv enxerga que um dos seus papeis é criar oportunidades para que as crianças e adolescentes mais vulneráveis do município possam ter acesso à cultura. A participação no espetáculo 'O Picadeiro' está nesse contexto - salientou.
O subsecretario lembra ainda a importância dos parceiros para a realização deste tipo de evento. “A experiência e a capacidade dos profissionais da secretaria de Desenvolvimento Social, bem com o apoio de instituições como o Sesi, qualificam ainda mais a inserção das crianças e adolescentes nestes espaços”, afirmou.
O Picadeiro – O espetáculo circense “O Picadeiro”, que será apresentado no teatro do Sesi às 11h e às 13h30, no Dia do Circo, é dinâmico, moderno, interativo e promete emocionar e divertir toda a garotada. Será apresentado por Patrick, o Mágico e conta com o palhaço equilibrista, Tchesco Villares e o malabarista monociclista, Thiago Campelo.
Dia do Circo - No dia 27 de março é comemorado o Dia do Circo. A escolha da data no Brasil foi para homenagear o palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim. Os circos, que surgiram em Roma no século III A.C, atualmente estão voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público. Além disso, auxilia na formação lúdica, na interação e sociabilidade entre as crianças dos mais diversos perfis sociais.