CriaSana: manifestações artísticas marcam final de semana na serra

30/05/2017 13:02:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

CriaSana é ponto de referência cultural no distrito

O último final de semana no Espaço Cultural CriaSana foi marcado por manifestações artísticas, além da tradicional Feira de Artesanato, que valoriza a cultura local. Também houve apresentações de dança, canto e cinema, atividades que envolveram público, professores e alunos numa só proposta.

A professora Jacqueline Óliver abriu o evento com uma demonstração de zumba. Suas alunas mostraram um pouco do que acontece nas aulas. "Não sei o que é sentir dor desde que iniciei as aulas, além do bem que fez à minha autoestima", revelou a aluna Sônia Castro. As outras alunas definiram as aulas de dança como "momento mágico, maravilhoso". Para Jaqueline, o retorno do seu trabalho vem da satisfação dos alunos. "Realmente, é motivador saber que fazemos a diferença na vida das pessoas", ressaltou.

As crianças do coral infantil encantaram com canções como Aquarela, de Toquinho. Elas também mostraram a beleza do folclore africano, entre outras apresentações. Segundo Patrícia Veiga, mãe de quatro alunos de canto, a emoção tomou conta. "Sou moradora do Sana e me sinto realizada em ver meus filhos se dedicando à arte num só espaço. Agradeço a todos por proporcionarem essa oportunidade. Muito feliz", disse.

O momento dos adultos foi marcado por solos, duetos e coral com vozes masculinas e femininas, completando o espetáculo. Eles interpretaram canções religiosas africanas, dando referência à importância da colheita, e música popular brasileira de autores como Cazuza, Oswaldo Montenegro, Renato Russo, entre outros consagrados. A aluna Helena Castro apresentou composição autoral. Para a professora Miriam Shenguert, esse é o primeiro passo para novas conquistas. "São alunos interessados, talentosos e de boa frequência", pontuou.

"A música é a essência da arte". Com essa frase o aluno de canto Aldo Cézar definiu a importância das aulas e registrou quanto é relevante mostras como essa para formação de plateia. "Sou professor de Literatura na região e aguçar o interesse para a arte também é papel importante. Parabéns a todos nós por essa iniciativa, primeira de muitas", disse.

Cinema, música e poesia exaltam identidade cultural do Sana

O fotógrafo Moisés Bruno, professor de grafite e responsável pela mostra de cinema, participa das aulas de canto, semanalmente, e registrou o poder da música em transformar a pessoa. "A felicidade torna-se estado óbvio. A música tem esse poder, a calmaria e o encanto que levamos para o nosso cotidiano", opinou.

A arte no Espaço CriaSana alcança de crianças a idosos. Na mostra de cinema foi possível ver o interesse da plateia em entender, interagir e opinar sobre o que foi apresentado. A mostra faz parte do Programa Festival do Minuto, criado em 1991 para trabalhar com seleção de imagens em movimento de amadores e profissionais, no exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos.

Para Carlos Macedo, expectador, os filmes de pequena duração levam a pensar no depois e as imagens falam por si. "Uma frase me marcou num desses curtas e vou levar comigo: 'eu adoro colorir, é a melhor parte, dando vida aos desenhos, parece que estou colorindo a minha própria vida'. A arte é isso, sensibilidade de criar para sensibilizar o outro. A arte marca, se não, não seria arte", colocou Macedo.

A secretária de Cultura, Tânia Jardim, que acompanha as atividades desenvolvidas no espaço, esteve presente. Para ela, o CriaSana é ponto de referência cultural, e essa movimentação artística é importante para a comunidade. "Propiciar aulas de dança, teatro, canto, desenho, entre outras modalidades e contribuir com a volta do movimento da arte neste espaço é cumprir a ideia da democratização da cultura. O retorno é emocionante. Assistir uma mostra como essa é ver que estamos no caminho certo. Parabéns a toda equipe do CriaSana", concluiu a secretária.

O Espaço Cultural CriaSana está ligado à Secretaria Municipal de Cultura e fica localizado no Arraial do Sana, na Rua José de Jesus Junior, s/n.


Fotos Relacionadas