O primeiro desfile do curso de Cabeleireiro, promovido pela secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim), vinculada à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH), aconteceu na quarta-feira (07), na Incubadora de Cooperativas, na Ajuda. No evento, as alunas tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam no curso.
As futuras cabeleireiras trabalharam os cabelos das manequins com os conhecimentos adquiridos durante o curso, ministrado por Cido Coutinho. Elas fizeram corte, escova, tintura e até penteado. Usaram criatividade, ousadia e segurança na transformação das modelos.
Uma comissão julgadora avaliou o desempenho das alunas e concluiu que todas estão dentro do padrão esperado. Além disso, foi destacado que até o final do ano, data em que haverá a avaliação final com prova teórica e prática, elas estarão aptas para atuar no mercado de trabalho com eficiência e qualidade.
O curso de Cabeleireiro é gratuito e semestral. Começou em junho deste ano e terminará em dezembro. O objetivo é contribuir na geração de renda, trabalho e cidadania para as 40 mulheres participantes.
Segundo a secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, o desfile foi uma oportunidade que a Sedim identificou para valorizar, motivar e integrar as participantes do curso, além de verificar como está o aprendizado delas. “Foi muito válido o desfile que proporcionou a troca de experiências, informações e integração entre as alunas. Todas capricharam no visual das modelos e mostraram que estão empenhadas em fazer o melhor. Elas estão de parabéns!”, finalizou Vânia
No final do desfile houve uma confraternização para comemorar o sucesso do evento.
O curso
O curso de Cabeleireiro acontece na Incubadora de Cooperativas toda quarta-feira, em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Nele, as alunas têm aulas práticas e teóricas sobre técnicas de corte, pintura, balaiagem, luzes e escova progressiva à base de chocolate.
Quem desejar inscrever-se para as turmas que serão formadas no início de 2008, deve ir à sede da secretaria, que fica na rua da Igualdade, 890, Imbetiba, ou na agência do Macaé Facilita, na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, Barra de Macaé.