Foto: Flávio Sardou
Proposta dos prefeitos é garantir compromissos de investimentos na região
Prefeitos e vereadores do Norte Fluminense e Região dos Lagos participam, neste sábado (7), da terceira reunião que caracterizou a crise da indústria do petróleo. O encontro acontecerá, às 10h, no Cine Teatro Rasa – INEFI, em Armação dos Búzios. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, já confirmou presença como representante do Governo do Estado. No evento, será apresentado e assinado um documento que apontará metas para garantir os compromissos com investimentos na região. A proposta é apresentar aos governos estadual e federal a importância das ações para o desenvolvimento econômico dessas cidades, que já obtiveram uma redução de aproximadamente 20% na arrecadação dos royalties, no pagamento de janeiro referente a outubro.
O fortalecimento regional busca enfrentar um cenário de desaceleração da economia, motivada pela maior queda do valor do barril de petróleo nos últimos anos. “O documento servirá ainda para esclarecer a população civil sobre a crise atual e convidar a todos para serem atores nesse cenário. A ideia é reforçar esses compromissos para a região", ressaltou o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.
O grupo de prefeitos e vereadores é formado por representantes dos municípios de Macaé, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Campos dos Goytacazes. O intuito é propor uma série de medidas, que serão tomadas de forma coletiva, com o objetivo de reduzir os impactos causados pela crise econômica.Também comparecerão ao encontro, representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), e da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (Abespetro).
As ações visam beneficiar, em média, 1,2 milhão de habitantes dessa região, responsável pela produção de 84% do petróleo e 50% de todo o gás produzido no país. O barril do petróleo, que em junho de 2014 estava cotado a R$ 103,17, hoje caiu para R$ 54,46. Esta queda fez despencar o repasse dos royalties, com perdas de 25% a 35% nas receitas municipais.
- Nossa preocupação não é somente com o barril de petróleo, mas também com o desaquecimento de uma economia. Isso reflete no emprego e na vida de pessoas que vivem nessa região. É o momento de agirmos de forma regional e organizada -, destacou o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.
Em janeiro, Dr. Aluízio anunciou um pacote de medidas para ajustes nas despesas públicas da administração direta e indireta do município. Foram reduzidos em 10% os salários do prefeito, vice e secretários, além de todos os cargos comissionados e funções gratificadas. Também começou a redução, mínima de 20%, nos contratos e, ainda, corte dos serviços de telefonia móvel funcional e veículos alugados. Este mês, será apresentada à Câmara Municipal de Macaé a Reforma Administrativa que reduz o número de secretarias, autarquias e fundações. Além disso, cada cidade, dentro de sua realidade, tem procurado diminuir os gastos da máquina pública, sem que isso afete os investimentos prioritários na melhoria dos serviços públicos e infraestrutura.
O Cine Teatro Rasa é localizado na avenida José Bento Ribeiro Dantas, 276, bairro Rasa, Armação dos Búzios.