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CTA visa melhorar o trânsito na cidade

18/07/2008 16:13:06 - Jornalista: Catarina Brust

A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) já instalou o Controle de Tráfego por Área (CTA) em dez semáforos. A implantação do sistema é fruto da parceria com a Universidade de Santa Catarina para o desenvolvimento de um software com tecnologia 100% nacional – o CTA. O principal objetivo é facilitar o fluxo do trânsito nas ruas da cidade. O sistema permite o acompanhamento dos cruzamentos através do monitoramento em tempo real dos semáforos, permitindo a sua adaptação ao fluxo de veículos, evitando retenções.

De acordo com levantamento feito pela Mactran, Macaé possui 67 mil veículos registrados no município, fora os que circulam na cidade e que não estão emplacados no município. Além disso, o município apresenta uma média expressiva de 450 veículos emplacados mensalmente que engrossam exponencialmente a malha urbana.

A implantação do sistema – pioneiro na região – segue a iniciativa do Governo Federal de apoiar o desenvolvimento de meios que tornem o país auto-sustentável no maior número de itens. De acordo com o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, a implantação foi possível graças a uma parceria acadêmica que resultou na aquisição deste sistema a um valor mais acessível em relação aos estrangeiros e que ainda diminuiu custos de manutenção.

- O CTA é um sistema que renova a forma de circular com uso da tecnologia nacional a favor do trânsito do futuro nas cidades, ressaltou.

De acordo com a Mactran, em breve o CTA será instalado em mais 15 semafóros. “A previsão é que até o final de setembro o sistema esteja instalado em todos os 52 sinais da cidade”, enfatizou.

Como funciona o CTA

Da central, os operadores fazem o monitoramento dos semáforos, acompanham seu desempenho e podem interferir caso haja necessidade. Uma das principais vantagens do sistema é “onda verde”, que possibilita o sincronismo entre os semáforos. Além disso, o CTA possibilita melhoria na manutenção da rede de semáforos e fornece dados estatísticos que ampliam a possibilidade de estudos de planejamento viário.

O sistema de monitoramento em Tempo Real dos volumes de tráfego com a adaptação automática dos semáforos será utilizado em 37 cruzamentos da cidade. Já no Sistema de Atuação sobre Planos Fixos, os semáforos são previamente programados de acordo com estudos locais, havendo alterações automáticas pontuais.