Cultura: Espetáculos e editais chegam à Macaé ainda este ano

19/09/2011 16:11:08 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Divulgação

As inscrições dos editais vão até o dia 30 de setembro e o resultado será divulgado no dia 17 de outubro

Macaé recebeu duas boas notícias ligadas à cultura na última sexta-feira (17), durante reunião promovida pelo Coordenador da Superintendência de artes da Secretaria de Estado de Cultura, Cacá Valente. A primeira é que o município foi contemplado com cinco editais direcionados aos profissionais deste setor. As inscrições vão até o dia 30 desse mês e o resultado será divulgado no dia 17 de outubro. A outra, é que em novembro a cidade vai sediar três espetáculos de Artes Cênicas e Música, que fazem parte da 4ª edição do Circuito Estadual das Artes. O projeto tem circulado toda a região fluminense do Estado.

Cacá Valente ressaltou a importância da divulgação desses editais para montagem de projetos para as pessoas física e jurídica. “Nosso objetivo com as visitas aos municípios é dar conhecimentos das oportunidades que a secretaria de Estado de Cultura está disponibilizando para todos os artistas e produtores culturais do estado”, destacou.

- As pessoas podem procurar mais informações sobre os editais em aberto e também sobre o Escritório de Apoio a projetos culturais, no site da secretaria, que é www.cultura.rj.gov.br, além de poder aproveitar as oportunidades para colocar seus trabalhos no portal para divulgá-los, já que ele é colaborativo -, disse Cacá.

Na ocasião, o coordenador apresentou um apanhado dos editais que já passaram, que estão em vigor e que ainda abrirão as inscrições, de todas as superintendências ligadas à secretaria de estado de cultura, para que as pessoas possam participar do processo de seleção de acordo com a arte na qual está inserida.

Em relação à superintendência de artes, da qual é responsável, Cacá citou os editais: Prêmio montagem Cênica; Promoção de novos artistas (música); Festivais de música, teatro e audiovisual; Grupo de Música de Câmara Apoio a Projeto (grupo de câmara de música contemporânea, grupo de câmara de música barroca e quarteto de cordas); e de Artes Visuais - Exposição, Arte Urbana e Publicação.

Já os espetáculos de Artes Cênicas e Música, acontecem todos em novembro, começando com a peça “Edu Krieger”; nos dias 28 e 29 do mesmo mês, “Siga o Buk” e “Vejo”, com Raquel Coutinho. As apresentações tem circulado todo o estado do Rio de Janeiro e vão até fevereiro de 2012. A proposta é levar montagens já consagradas a pelo menos três municípios do interior e bairros da periferia do Rio, a preços populares ou com entrada franca, promovendo assim o acesso do público fluminense à produção atual de teatro, dança, música e circo.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, reforçou aos participantes do encontro a importância da parceria entre a secretaria de Estado de Cultura e o município. “Aqui nós encontramos todas as vertentes de artes através de vocês que podem se transformar em multiplicadores para outros artistas e produtores culturais locais. Aproveitem o momento para tirar suas dúvidas e inscrever seus projetos”, frisou Sheila.