Foto: Divulgação
O governador, Cláudio Castro e o secretário de Cultura, Edie Lameu, durante o Fórum em Campos dos Goytacazes
O lançamento de editais de premiação em atendimento à
Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc (LAB - 14.017/2020) foi anunciado para breve pelo secretário de Cultura, Edie Lameu, durante o Fórum do Norte Fluminense de Secretários, Prefeitos e Governo do Estado do RJ. O encontro, realizado na última sexta-feira (6), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes, contou com a presença do governador Cláudio Castro.
O secretário de Cultura de Macaé, que representou o município, considerou o Fórum um evento importante para a aproximação da gestão técnica, política e administrativa da cidade com o governo estadual.
"Tratamos das políticas públicas culturais da nossa cidade e alinhamos possíveis parcerias e investimentos entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o nosso município. Aproveitei a ocasião para orientar os agentes culturais de Macaé para estarem atentos aos meios de comunicação da prefeitura, pois os editais da LAB serão lançados em breve", disse Edie Lameu.
A Lei Aldir Blanc (LAB) foi criada para ajudar os trabalhadores da Cultura e os espaços culturais brasileiros durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. A Secretaria de Cultura de Macaé, desde a implementação da Lei, em 2020, realizou chamada pública aos espaços culturais do município, lançou dois editais de premiação aos artistas locais e ainda promoveu a Mostra Aldir Blanc de Macaé, de forma remota, para a prestação de contas dos agentes culturais contemplados pelo edital ‘Macaé Cultura na Rede’ à sociedade. Desta mostra participaram 53 vídeos artísticos e 29 de capacitação artística e cultural.
Estiveram também presentes no evento, o prefeito anfitrião, Wladimir Garotinho, de Campos dos Goytacazes, entre outros prefeitos, secretários e representantes políticos da Região Norte Fluminense.