No próximo sábado (28), Quissamã sediará a Conferência de Cultura da Região Norte, como parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Walter Muller Pessanha, das 9 às 17 horas, em Quissamã. A Fundação Macaé de Cultura (FMC) estará representada pelos delegados, Gabriel Emerik e Fátima Jorge Lelis.
O encontro é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, junto com a prefeitura local, com foco em reunir gestores públicos e agentes culturais de toda a região norte que compreende os seguintes municípios: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O objetivo principal é aprofundar o diagnóstico iniciado nos Encontros Municipais de Cultura, recém-realizados em cada município da região norte. Em Macaé, o encontro aconteceu no dia 19 de julho, no auditório do Paço Municipal, com a presença do coordenador do Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Delmar Cavalcanti, da Secretária de Cultura e Presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.
De acordo com Sheila, é importante a participação da classe artística, dos agentes culturais, enfim da sociedade civil também, pois é uma etapa importante na qual será compartilhado o diagnóstico final dos encontros regionais. Ela lembra ainda que será eleito nesta ocasião, um representante do poder público e um da sociedade civil de cada região.
O coordenador do Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, observa que este processo vem obedecendo um cronograma feito com objetivo de traçar as peculiaridades de cada cidade, atendendo uma reivindicação das classes interessadas em construir políticas públicas regionalizadas. E que representantes eleitos em Quissamã, integrarão um grupo de trabalho para formalizar um relatório final que será levado para a Conferência Estadual de Cultura prevista para dezembro deste ano.