Cultura promove aula de desenho gratuita

03/06/2005 15:38:14 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com apoio da Fundação Macaé de Cultura (FMC), as aulas de desenho no quinto andar do Centro Macaé de Cultura têm 48 alunos. O professor Ilzimar Bandeira Rodrigues, de 45 anos, conta com a experiência de dar aulas há 23 anos. Tendo uma sala ampla para aprender, os alunos contam também com uma galeria de arte, também no mesmo andar, onde expõem seus desenhos. As aulas acontecem todas as terças-feiras e quintas-feiras, com uma turma de 9h às 10h30 e outra de 14h às 15h30.

Segundo ele, o curso da Fundação Macaé de Cultura tem como objetivo despertar e promover o idealismo dos jovens que almejam ingressar na carreira da arte. Funcionando de março a dezembro, o curso oferece diplomas de formação e participação a seus alunos, no final do ano. O aluno Jocélio Cordeiro Alves, de 15 anos, garante que as aulas estão ajudando a aperfeiçoar seus desenhos. É que ele já possui o dom de desenhar e está no curso para desenvolver e reciclar sua arte.

O professor Ilzimar está de braços abertos para receber apoio das firmas offshore que queiram colaborar com as aulas de desenho. “Gostaríamos de ter à disposição uma videoteca com imagens de programas de arte em CD, uma biblioteca de arte, com a enciclopédia da arte e material de apoio como lápis especiais entre outros”, solicita.

Nas aulas ele ensina como desenhar vários temas. A flora e a fauna estão presentes, juntamente com objetos, pessoas e rostos. Modelos posam na sala para serem desenhadas pelos desenhistas. Também são abordadas águas marinhas e natureza morta.

Nascido no Estado do Espírito Santo, Ilzimar acredita que há espaço para os profissionais, especialmente no mercado da informação, onde charges e caricaturas, além de publicidade, poderiam ser utilizados pelos jornais. Além disso, os desenhistas podem trabalhar por conta própria através da abertura de um estúdio.

No espaço onde as aulas são dadas há TV, videocassete, cavaletes e lapiseiras elétricas. Os alunos também utilizam lápis de cor, carvão, pastel (um tipo especial de lápis) e grafite.