Curso capacita fiscais da Vigilância Sanitária

25/08/2022 14:38:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Segundo encontro foi nesta quarta (24), na Cidade Universitária

Macaé realiza o curso pioneiro no Estado do Rio de Janeiro de Processo Administrativo Sanitário (PAS) que conta com a participação de representantes dos municípios vizinhos convidados de Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes e outros. Serão seis encontros no total, até o dia 5 de outubro, sempre às quartas-feiras, das 7h30 às 12h, na Cidade Universitária.

A abertura foi no dia 17 deste mês e o segundo encontro aconteceu nesta quarta (24). O curso continua nos dias 24 e 31 de agosto; 21 e 28 de setembro; sendo o encerramento no dia 5 de outubro. Organizado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, o objetivo é capacitar e instrumentalizar os técnicos municipais de Vigilância Sanitária para instauração de PAS, na elaboração e avaliação de autos de infração e harmonizar os processos e procedimentos administrativos sanitários do estado com o município.

O coordenador Ricardo Salgado disse que o curso é ministrado por procuradores, advogados e controladores de Macaé. “No Estado, somente Macaé e o município do Rio de Janeiro fazem alta, média e baixa complexidades na área. Oferecemos este curso, realizado pela primeira vez no estado, e convidamos municípios vizinhos”, destacou.

Segundo Salgado, o estado pretende realizar o curso em outros municípios. “Macaé saiu na frente. Nosso principal papel é a educação sanitária para resguardar os nossos munícipes”, afirmou o coordenador.

Ele explicou que o curso é obrigatório para os fiscais sanitários e, facultado à equipe multiprofissional de apoio que faz a fiscalização sanitária no município. Os participantes que obtiverem o mínimo de 75% de presença e mínimo de 75% da nota de avaliação receberão certificado no final do curso emitido pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.

A avaliação é composta por estudos de casos, debates e prova escrita com pesos, respectivamente, de 20, 20 e 60.


Fotos Relacionadas