Foto: Guga Malheiros
Cerca de quarenta profissionais da área de saúde compareceram
A Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas da prefeitura realizou nesta quarta-feira (11), das 8h30min às 12h, no auditório do Paço Municipal, curso de Capacitação sobre Substâncias Psicoativas e Dependência Química para profissionais da área de saúde. Cerca de quarenta profissionais da área de saúde compareceram.
Nesta quarta-feira (11) e no dia 17 os cursos são destinados para profissionais de nível superior. Para profissionais de nível médio, a capacitação aconteceu no dia 3 e será realizada novamente nesta quinta-feira (12). Em média, cem pessoas já confirmaram presença para a próxima palestra.
O tema desta quarta foi “Rede e Cuidados em Macaé/ Abordagem de Tratamentos Existentes” e foram abordados assuntos como abstinência, abordagem dos profissionais de saúde para a redução de danos, apresentação dos serviços de saúde mental em álcool e drogas, entre outros. A assistente social Maria Luíza Vaccari foi a palestrante desta quarta-feira.
No mês de outubro, nos dias 10 e 24 (nível superior) e 1 e 15 (nível médio), das 8h30min às 12 horas, será abordado o tema “Tabagismo: Um grave problema de saúde pública”. Será explicado que o tabagismo é uma doença, o tratamento para controle do tabaco, propostas para enfrentamento dos desafios e o que o município pode fazer para contribuir para o controle do tabagismo.
Já para a área de educação, a capacitação irá acontecer nesta quinta-feira (12), das 8h às 12h ou das 13h às 17h. O tema abordado será sobre as drogas mais usadas no Brasil e seus mecanismos de ação no Sistema Nervoso Central (SNC). A palestrante explicará a definição, os tipos de drogas com atuação no SNC, entre outros assuntos.
Os palestrantes desta quinta serão a psicóloga e gerente do Núcleo de Projetos e Pesquisas (Cepod), Camila Butinholli Rangel, na parte da manhã; e na parte da tarde o médico psiquiatra, doutor em ciências-fisiologia, Dimitri Marques Abramov.
No mês de outubro, nos dias 1 e 17, o tema abordado será “Situação de Risco à Saúde e à Educação de Crianças e Adolescentes” e o curso contará com a palestrante Adinéa Trubat, que é psicóloga. As inscrições podem ser feita no telefone 2759-0832.
*Com supervisão Equipe Secom