Os guardas que concluíram o curso Tático de Abordagem e Imobilização, oferecido pela Guarda Municipal de Macaé, recebem certificado e brevê na sede da Corporação nesta quinta-feira, 27, às 9 horas.
Haverá exercício de demonstração operacional, envolvendo ações especializadas de abordagem policial, resgate tático de policial ferido, intervenção de grupo tático, utilização de explosivos, prisão e imobilização de agentes criminosos. Os agentes da Guarda Municipal estarão paramentados com escudo, capacete e tonfa (cassetete).
Semana passada, 60 agentes da Guarda participaram do curso realizado por 11 instrutores da Academia de Polícia Civil Sylvio Terra, da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro – Acadepol. Concluíram o curso 55 guardas municipais, que realizaram aulas práticas no Forte Marechal Hermes e no quartel da Guarda.
O treinamento teve o objetivo de capacitar os guardas a executar atividades que fazem parte das medidas de segurança do cidadão em acordo com os direitos humanos. Durante o curso, os guardas receberam ensinamentos sobre abordagem de pessoas e de veículos, tomadas de local, defesa pessoal, primeiros socorros, direção defensiva e ofensiva, operações aéreas, marítimas, rapel, noções de explosivos, além de participar de intensa preparação física.
“A comunidade de Macaé ganha muito com essa qualificação dos guardas da nossa cidade, pois os nossos GMs ficaram técnicos em todos os aspectos abordados no curso. Desse modo, as pessoas podem se sentir mais seguras, porque a GM vai auxiliar mais as pessoas do nosso município”, destaca o diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco.
De acordo com o coordenador de cursos da Guarda Municipal de Macaé, Luiz Carlos Seixas, os guardas aprovados estão aptos a atuar no município realizando uma segurança mais intensa. “A capacitação e o contínuo aperfeiçoamento dos guardas municipais é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade à sociedade”, destacou Seixas.
Para o assessor de Assuntos Internos da Guarda Municipal, Luiz Cláudio de Carvalho, que acompanhou todo o treinamento dos agentes, o curso proporcionou mais experiências para os agentes da Guarda de Macaé. “A partir de agora, a população conta com guardas mais bem treinados e com conhecimentos técnicos avançados para garantir, cada vez mais, a segurança das pessoas. A Acadepol, com a Guarda Municipal, vem buscando parcerias para desenvolvimento de outros cursos para aprimorar a forma física e mental dos guardas”, conclui Luiz Cláudio.
O inspetor da Polícia Civil e coordenador do curso, José Dias de Moraes, lembrou que a Guarda de Macaé é pioneira entre todas as Guardas na realização deste curso. “A Guarda de Macaé é pioneira entre todas as Guardas na realização do curso Tático de Abordagem e Imobilização, o que mostra que o governo municipal está atento para a segurança da população”, finaliza o inspetor.
Haverá apresentação dos cães do Grupamento Independente de Cães – GIC, criado mês passado com objetivo de auxiliar no policiamento preventivo, ajudar o combate a todos os tipos de crime e, principalmente, intensificar as ações contra o tráfico de drogas