A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está com inscrições abertas para o seu concurso de acesso à graduação. Entre os cursos oferecidos pela instituição está o de Medicina, que recebeu nota máxima no conceito preliminar do Ministério da Educação (MEC).
A avaliação, além de contar com o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que substituiu o antigo Provão, leva em consideração, entre outros indicadores, a opinião dos alunos sobre infra-estrutura, projeto pedagógico dos cursos, percentual de professores com doutorado e regime de trabalho dos docentes. De todos os cursos analisados, o de Medicina da UFRJ está entre os quatro únicos do estado com nota máxima.
Também receberam bons resultados os cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, de numa média de 1 a 5, ficaram com nota 4. Segundo Cássia Curan Turci, diretora da Faculdade de Química da UFRJ e coordenadora da comissão que está elaborando o regimento do campus da universidade em Macaé, este resultado é muito significativo.
- Uma nota significativa na avaliação do Ministério da Educação nos garante mais parcerias para a captação de recursos. Além disso, convênios com outras instituições ficarão facilitados - disse.
Joelson Tavares, presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e responsável pela gestão do convênio com a UFRJ, lembrou que o resultado comprova o trabalho que vem sendo feito para se trazer cursos de qualidade para o município.
- O resultado do conceito do curso de Medicina da UFRJ apenas comprova que estamos buscando trazer as melhores Instituições de ensino superior para o município - afirmou.
A professora Cássia lembrou que este ano o curso de Química da UFRJ em Macaé também passará a ser avaliado pelo Ministério da Educação.
UFRJ inscreve para
vestibular até dia 31
A UFRJ está com inscrições abertas para o seu vestibular. Os interessados deverão acessar o site da instituição até o dia 31 de agosto, no endereço www.vestibular.ufrj.br. A taxa é de R$ 95 e as vagas são para os cursos de Licenciatura em Biologia (60), Farmácia (50), Licenciatura em Química (50) e os novos cursos de Medicina (30), Enfermagem e Obstetrícia (20) e Nutrição (20).
Em recente visita ao município. o reitor da UFRJ, Aluízio Teixeira, sinalizou para a abertura do curso de Engenharia a partir de 2010.