logo

Curso de Atualização em Aleitamento é realizado na Casa da Criança

17/08/2022 12:17:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

A programação faz parte do Agosto Dourado e tem o objetivo de fortalecer o aleitamento materno

A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) , da Secretaria de Saúde, em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou na manhã desta quarta-feira (17), um curso de Atualização em Aleitamento e Introdução Alimentar, no auditório da Casa da Criança.

A coordenadora da Catan, Verônica Martins Guimarães, explica que o curso faz parte do Agosto Dourado, quando são fortalecidas ações para incentivar o aleitamento materno, pelo menos nos seis primeiros meses de vida da criança.


"O curso tem o objetivo de atualizar os profissionais da área como enfermeiros e nutricionistas sobre as políticas públicas para o setor. O Ministério da Saúde lançou um manual onde orienta qual a alimentação adequada para crianças menores de dois anos", explicou.

Outro objetivo é que os profissionais, que realizam pré-natal nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), reforcem a importância do aleitamento materno para as futuras mamães. Além disso, que possam orientar como realizar uma introdução alimentar de forma adequada.

O curso foi ministrado pela coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jane Capelli. Outro encontro será realizado no dia 24, de 9h às 12h.

Para tirar dúvidas sobre amamentação, como seios com rachaduras, pouca produção de leite e outras com relação a introdução alimentar, as mamães poderão procurar o ambulatório especializado em aleitamento materno da Catan, com o atendimento de equipe multidisciplinar. O funcionamento é às terças-feiras, a partir das 8h30, na Casa da Criança, localizada na Rua Dr. Télio Barreto, 316, Centro, 4º andar, sala 403. Não é necessário agendar atendimento.

Aleitamento materno


Com o leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe, uma proteção contra doenças como diarréia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.


Fotos Relacionadas