Foto: Ana Chaffin
A programação faz parte do Agosto Dourado e tem o objetivo de fortalecer o aleitamento materno
A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) , da Secretaria de Saúde, em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou na manhã desta quarta-feira (17), um curso de Atualização em Aleitamento e Introdução Alimentar, no auditório da Casa da Criança.
A coordenadora da Catan, Verônica Martins Guimarães, explica que o curso faz parte do Agosto Dourado, quando são fortalecidas ações para incentivar o aleitamento materno, pelo menos nos seis primeiros meses de vida da criança.
Outro objetivo é que os profissionais, que realizam pré-natal nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), reforcem a importância do aleitamento materno para as futuras mamães. Além disso, que possam orientar como realizar uma introdução alimentar de forma adequada.
"O curso tem o objetivo de atualizar os profissionais da área como enfermeiros e nutricionistas sobre as políticas públicas para o setor. O Ministério da Saúde lançou um manual onde orienta qual a alimentação adequada para crianças menores de dois anos", explicou.
Aleitamento materno
Com o leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe, uma proteção contra doenças como diarréia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.