Trinta e oito alunas e dois alunos do curso de cabeleireiro do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã promovem desfile, mostrando o que aprenderam nas aulas, que acontecem desde dezembro. Pais, amigos e familiares estarão presentes no evento, que ocorre nesta quinta-feira (01/3), às 16h, no auditório da Incubadora de Cooperativas, na Ajuda.
Segundo a professora de estética integral, que atua como instrutora técnica do curso, Rosemary Ferreira Alves Costa, a maioria dos alunos, cujas idades variam entre 16 e 24 anos, já realiza atendimento domiciliar. “Muitos atuarão como auxiliares em salões de beleza”, explica.
Para a aluna Esther Nogueira dos Santos, 18, moradora do Parque Aeroporto, a importância do curso é que este conferiu a ela uma profissão certa. “Hoje, sou cabeleireira. Me sinto valorizada. Minha auto-estima está elevada”, justifica. Ela acrescenta que pretende dar continuidade aos cursos: “pois nessa área as coisas são amplas”, avalia, afirmando que tem como objetivo o aperfeiçoamento no setor de beleza estética integral, ou seja: tratamento capilar, corporal e facial.
Já Érica Moura dos Santos, 24, moradora do Lagomar, diz que o curso de cabeleireiro foi uma oportunidade que a prefeitura de Macaé lhe proporcionou de conseguir emprego. “O nosso preparo, obtido com o profissionalismo de excelentes instrutores, nos confere confiança, segurança e qualificação para trabalhar”, afirma. Ela comenta ainda que se o curso fosse pago, não teria tido condições de fazê-lo e que os produtos de qualidade utilizados durante as aulas foram doados.
O final do curso acontece no dia 20 de março. As aulas são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã (de 7h30 às 12h30) e da tarde (das 13h às 17h30). O salão para a atividade fica na Incubadora de Cooperativas.