Termina nesta sexta-feira (28) mais um curso de Capacitação de Garçom promovido pela secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) por meio da Incubadora de Empreendimentos e pelos profissionais da Cooperativa de Garçons de Macaé (Coopgam). O curso gratuito começou no dia 3 de março com 40 alunos e aulas diárias das 18h às 21h. O objetivo do curso é capacitar trabalhadores para exercerem a profissão de garçom já que existe carência no mercado de trabalho local.
- Após o término do curso, alguns alunos irão fazer estágio nos restaurantes conveniados e outros já participaram de treinamento em eventos. Sempre os restaurantes, bares e similares estão buscando trabalhadores para ocuparem as vagas de garçons. Já formamos vários profissionais, mas a maioria dos cooperados trabalha em eventos e bufês, explica o presidente da Coopgam, Marcelo Viana.
A Incubadora de Empreendimentos gerencia uma parte do curso, ministrando aulas de economia solidária e cooperativismo, atendimento ao cliente e postura profissional e higiene no manuseio de alimentos. Já a Coopgam é responsável por ensinar a técnica da profissão de garçom.
As aulas foram realizadas no auditório da Incubadora de Empreendimentos, no bairro da Ajuda. Durante o curso, os alunos utilizaram o restaurante-escola da Incubadora para as aulas práticas. A Coopgam e a Semtre já realizaram diversos cursos na área de hotelaria, como de bartender e cumim (ajudante de cozinha).”Estamos estudando a possibilidade de trazer o curso de somelier em junho, numa parceria com a prefeitura de Macaé e o Senac”, explicou o presidente da Coopgam.
- Essa é mais uma ação da prefeitura de Macaé voltada para a qualificação de mão-de-obra local visando a inserção da população no mercado de trabalho, destacou o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.