Foto: Guga Malheiros
Evento é uma realização da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas
Profissionais de módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem curso superior participaram na manhã desta quarta-feira (7), no auditório do Paço Municipal, do curso de capacitação “Uso, Abuso e Dependência Química”. O evento é uma realização da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas.
O tema foi apresentado para os profissionais de nível superior pelo psiquiatra da Fiocruz e da Shalon and Life, Dimitri Marques Abramov. Entre os assuntos abordados pelo especialista foram: "Definição de uso, abuso e dependência química"; "Como reconhecer e abordar os tipos de uso, abuso e dependência química"; "Sensibilização e acolhimento dos familiares e de pessoas próximas ao dependente químico" e "Adolescência e as drogas".
O psiquiatra explicou durante a capacitação que as drogas psicoativas trazem sentimentos de recompensa e anestesia, como por exemplo, satisfação, aceitação e poder. Ele citou que o consumo de drogas é utilizado muitas vezes para superar o medo, a raiva, a tristeza, o fracasso e a culpa.
O especialista falou também dos aspectos da dependência fisiológica, tolerância e abstinência. O psiquiatra abordou a definição de adicção. Segundo ele, esse termo é antigo e é definido como reunião de todos os comportamentos compulsivos que envolvem um padrão de dependência a alguma substância.
Outro assunto abordado foi sobre transtornos mentais e comportamentais ao uso de substâncias psicoativas. O tema será ministrado no dia 20 de agosto e também está sendo apresentado pela psicóloga e mestra em psicologia pela UFF, Ruth Escudero.
A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas vem organizando cursos de capacitação para os profissionais de saúde de nível superior e médio, desde o mês de junho, abordando vários aspectos das substâncias psicoativas e dependência química.
Informações adicionais sobre os cursos de capacitação poderão ser adquiridas pelo e-mail: politicassobredoras@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2759-0832.