logo

Curso de Cuidador de Crianças começa dia 22

12/09/2008 13:06:39 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Todas as 92 vagas para o curso de capacitação em cuidador de crianças, promovido pela prefeitura de Macaé, foram preenchidas. Segundo a coordenadora de Projetos de Cidadania Elma Bichara Leigo, da coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, o curso está em sua oitava edição e é muito requisitado devido à demanda por qualificação em prol de atendimento com excelência técnica às crianças.

O curso começa no próximo dia 22, às 18h, e dura dois meses e meio, terminando nas primeiras semanas de dezembro. As aulas acontecem no auditório do Colégio Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão, na Rua Francisco Portela 409, todas as segundas e quintas-feiras. A partir de novembro, também haverá aulas nas quartas-feiras.

Crianças com idades entre zero e cinco anos serão alvo de estudos a serem ministrados por equipe interdisciplinar, que é composta, entre outros, por psicólogos, pedagogos, musicoterapeuta, odontopediatra, enfermeiro, psicomotricista. A inovação está por conta das aulas de profissional pós-graduada em pedagogia, especializada em educação infantil. Ela vai acrescentar conhecimentos e informações acerca da aprendizagem e suas nuances nas séries iniciais.

Elma Bichara Leigo ressaltou também que foi realizada reunião entre os professores do curso, visando integração entre as áreas correlacionadas em prol da capacitação e da qualificação em cuidador de crianças. Os inscritos devem comparecer no local e no dia determinados. Porém devido à grande procura, foi necessário criar cadastro de reserva para futuras inserções em outras edições do curso.

Como é o curso de cuidador de crianças

No curso, acontecem aulas teóricas e práticas, além de apoio de equipe de profissionais que atuam em conjunto. Uma nutricionista mostra a alimentação infantil ideal e a importância do aleitamento materno; enfermeiro trata dos primeiros socorros e das principais demandas de problemas de saúde com as crianças; psicólogo desenvolve atividades referentes à afetividade das crianças.

Além disso, profissional de Recursos Humanos vai refletir sobre a empregabilidade e o mundo do trabalho, onde o cuidador de criança poderá atuar. Já um pedagogo trabalhará acerca da importância dos brinquedos educativos e das brincadeiras em prol do desenvolvimento do público alvo.

Também darão aulas um contador de histórias, que vai trabalhar com a importância das histórias para o imaginário infantil, um odontopediatra, que falará a respeito da prevenção às cáries e higiene bucal, além de um musicoterapeuta, que vai desenvolver habilidades e conhecimentos sobre o universo sonoro nos primeiros anos de vida.

Já o profissional de Educação Inclusiva quebrará os paradigmas e eliminará os estigmas no referente à exclusão de crianças especiais nas escolas e na sociedade. Trabalho laboral com atividades corporais lúdicas será enfatizado por um psicomotricista, enquanto um advogado explicará temas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a respeito de adoção. Um pediatra também dará aulas no curso Cuidador de Crianças.