logo

Curso de Cuidador de Crianças reúne profissionais de diversas áreas

09/10/2007 10:40:50 - Jornalista: Catarina Brust

Pedagogas, psicólogas, nutricionistas, professoras e uma advogada, são alguns dos profissionais responsáveis por capacitar os alunos do curso de Cuidador de Crianças, promovido pela prefeitura. O curso começou nesta segunda-feira (8), às 18h, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno, com aula inaugural da coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes. O objetivo é fornecer oportunidade de capacitação profissional.

A necessidade de qualificação nessa área foi apontada pelos moradores do município por meio da “Pesquisa Domiciliar Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense”, realizada pela Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão. A procura pelo curso ultrapassou a expectativa dos organizadores, com cerca de 130 inscrições. “Foi feita uma pré-seleção e chegamos ao número máximo de 80 alunos. A coordenadoria já tem um cadastro de reserva para o próximo curso que deverá ser realizado no próximo ano”, explicou Amélia Guedes.

O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, com temas que enfatizam não só os conhecimentos necessários para o bom desempenho das atividades profissionais competentes ao cuidador, como também a assimilação de atitudes a qualquer profissional comprometido com o trabalho.

“Metas e Perspectivas do Curso de Cuidador de Crianças” foi o tema da aula inaugural. A coordenadora do Programa Macaé Cidadão falou sobre os objetivos, temas a serem abordados e os profissionais que ministram as aulas.

- O curso é direcionado a pessoas que trabalham com crianças no ambiente domiciliar ou institucional e será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, com temas que enfatizam não só os conhecimentos necessários para o bom desempenho das atividades profissionais competentes ao cuidador, como também a assimilação de atitudes a qualquer profissional comprometido com o trabalho - observou.

A importância das histórias infantis para o imaginário das crianças, será o tema da aula da professora Margarida Olive.

- As crianças adoram ouvir estórias e os contos de fadas são os preferidos. As estórias despertam o imaginário, promovendo a auto-estima, esperança e o final feliz, leva as crianças a terem fé e esperança na vida - ressaltou.

A recreadora Flávia Miranda, de 21 anos, trabalha na Creche Escola Dente de Leite, na Imbetiba. Ela foi uma das três funcionárias da escola selecionada para participar do curso de Cuidador de Crianças.

- Esse curso agrega mais valor para a vida profissional e é um ótimo aprendizado para lidarmos melhor com o universo infantil - lembrou.

O curso terá a duração de dois meses e meio, com aulas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h. A carga horária é de 54 horas com término previsto para o dia 5 de dezembro.

- O aprendizado é sempre muito bom. Quanto mais pudermos ter conhecimento, mais nossa vida profissional vai ganhar. Além disso, quando as pessoas começam a aprender mais elas ficam motivadas a buscar conhecimento - explicou a coordenadora do Programa Macaé Cidadão.

O assessor da secretaria de Comunicação Social, Décio Braga, representou a prefeitura de Macaé no evento.

- Proporcionar a capacitação profissional da população de Macaé é um dos objetivos do governo municipal. O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação, e através de cursos como esse, o município pode dar sua colaboração para a inserção de profissionais qualificados - disse Décio Braga.