logo

Curso de Cuidador de Idosos ensina dinâmicas de Educação Física

03/08/2007 12:00:13 - Jornalista: Simone Noronha

Iniciado em maio, o curso de Cuidador de Idosos, promovido pela Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, trabalhou esta semana com uma novidade para muita gente que trabalha com a terceira idade. Na aula desta quinta-feira, a professora de Educação Física Alexandra Macedo ensinou que coisas simples podem se transformar em gostosas brincadeiras, que, além de melhorar a condição física do idoso, ajuda a tornar o seu dia-a-dia mais agradável.

– Uma simples bola de aniversário, por exemplo, pode ser usada de diversas formas. O ato de enchimento ajuda na respiração. Jogar a bola auxilia na coordenação motora. A mesma bola também pode ser usada para exercício de alongamento e fortalecimento das articulações, disse a professora, que ensinou aos alunos brincadeiras usando outros objetos, como barbante, cartolina e até papel higiênico.

Maria Aparecida Brito Camargo, técnica de enfermagem, é uma das alunas do curso. “Já estou aplicando muita coisa que aprendi no cotidiano. Está sendo uma ótima oportunidade de aprendizado”, comentou Aparecida, que já trabalha como cuidadora de idosos.

O curso tem 45 alunos, e vai até o dia 28 deste mês. As aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, na Escola Municipal Maria Izabel Damasceno Simão. O cuidador de idoso é uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações.

– O curso é uma contribuição para que o envelhecimento seja um processo bem-sucedido, e os idosos sejam dignamente assistidos e cuidados. Segundo dados da última pesquisa domiciliar, realizada pelo Macaé Cidadão, em 2003, 48,5% dos idosos têm problemas crônicos de saúde e 5,2% algum tipo de deficiência física ou mental, ou seja, idosos dependentes que necessitam de cuidados especializados – lembra a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.