Foto: Kaná Manhães
José Rainha passeia com o professor e ex-secretário de Educação Pierre: curso fez toda a diferença no dia a dia
O curso de cuidador de idosos, promovido gratuitamente há três anos pelo programa Macaé Cidadão da prefeitura de Macaé, está ajudando a mudar a vida não apenas dos alunos, mas também de muita gente da terceira idade. Uma dessas pessoas é o professor Pierre Tavares da Silva Ribeiro, que tem nada menos que 100 anos, e recebe cuidados do ex-aluno do curso José Augusto Rainha, de 50 anos. O professor já foi secretário de Educação de Macaé em seis governos.
Segundo a filha de Pierre, Nire Ribeiro de Andrade, seu pai foi secretário de educação dos prefeitos Ronald de Souza (1947), Milne Ribeiro (1947-1951), Elias Agostinho, Antonio Benjamin, Álvaro Assunção e João Pedro Sobrinho.
- Meu pai deu aulas de Latim e Matemática, foi diretor do Colégio Macaense (década de 30), diretor do Colégio Luiz Reid, trabalhou para alfabetizar adultos (década de 40), além de ter contribuído para estruturar as fundações do Luiz Reid e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), conta ela.
Nire acrescenta ainda que seu pai é uma marca significativa na história de Macaé. Já o cuidador José Rainha comenta que quando faz caminhadas com seu assistido pelas manhãs, as pessoas os abordam nas ruas, lembrando que foram alunas do professor Pierre.
- O curso me ajudou muito no meu trabalho com o senhor Pierre. Aprendi a preparar melhor os seus medicamentos, a cuidar melhor da sua pele, entre muitas outras coisas que aplico no nosso dia a dia. Ter participado do curso fez toda a diferença, comentou José.
O curso
De acordo com a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a formação do curso de capacitação abrange um olhar de cuidado com os idosos nos aspectos biológicos, físicos, sociais e psíquicos. Ela acrescenta que dentre as temáticas trabalhadas nas aulas, estão noções de primeiros socorros, conhecimentos básicos de alimentação, administração de medicamentos, além de atenção com o corpo e com o lazer do idoso, entre outros.
- O curso também inclui aulas que eduquem e formem os futuros cuidadores de idosos em assuntos como terapia ocupacional, noções sobre saúde bucal, orientações a respeito de direito do idoso na Constituição, orçamento doméstico, além de processos de conhecimento do envelhecimento do ser humano e sua sexualidade – informa ela.
Até mesmo a leitura como um exercício mental que leva à criatividade é um dos temas das aulas proferidas no auditório do Colégio Maria Izabel Simão anualmente, nos meses de novembro e dezembro.