logo

Curso de Fotografia Zoom Social segue com as atividades

14/03/2008 16:23:18 - Jornalista: Jorge Vicente

Inserção no mercado de trabalho através da fotografia. Este é o objetivo do programa Zoom Social promovido pela prefeitura de Macaé. As aulas tiveram início no dia 4 de março e os alunos, depois de aprenderem a história da Fotografia, entram na fase de conhecimento e operação dos equipamentos utilizados no mercado profissional, como câmeras e demais materiais.

Os assuntos são apresentados pela equipe de instrutores de forma dinâmica e com recursos audiovisuais e eletrônicos, criando um ambiente participativo com os alunos, dentre eles destacam-se: exibição de vídeos interativos e debates sobre a matéria; apresentação e manuseio de máquinas fotográficas antigas e modernas, para melhor entendimento do processo fotográfico e sua importância na sociedade ao longo dos tempos.

Fotojornalismo, reportagens sociais e toda a gama de especialidades são apresentadas como oportunidades aos jovens pela equipe, que reúne profissionais de larga experiência em fotografia profissional como Cláudia Barreto, Lívio Campos, Luiz Bispo, João Barreto, Jorge Vicente e o secretário de Comunicação Social de Macaé, Romulo Campos.

Como a fotografia só se aprende praticando, estão agendadas oficinas temáticas em locais públicos da cidade, onde os participantes vivenciarão o trabalho na prática, com todas as nuances, eles terão supervisão técnica e também conhecerão os recursos para obtenção da imagem em diferentes condições de luz.

Segundo Joyce Leandro dos Santos, 17 anos, o que mais a atrai são as cores na natureza, e ela já começa a observar as cenas de maneira diferente depois de freqüentar as aulas do projeto. “O que me chama a atenção são as cores das flores, após a última aula estava vendo todos os detalhes”, afirma.

O programa Zoom Social é uma parceria entre as secretarias especiais de Educação e de Desenvolvimento Humano e Social; das secretarias executivas de Comunicação Social, de Trabalho e Renda, de Inovação, Ciência e Tecnologia; e conta ainda com o apoio do Fundo Municipal de Assistência Social. As aulas são ministradas fora do horário escolar, em um espaço climatizado com toda estrutura para os alunos e suporte administrativo e pedagógico para as atividades.