A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (26), a série de cursos de capacitação para os profissionais das unidades básicas de saúde. Com a presença de enfermeiros e técnicos de enfermagem, os profissionais ouviram palestra, assistiram a uma peça, filmes, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários.
O curso acontece no auditório do Conselho Municipal de Saúde, ministrado pela equipe da Divisão de Educação em Saúde para turmas diferentes, de manhã e à tarde, e tem a duração de quatro horas. Nesta quarta-feira (28), houve palestra na parte da tarde, nesta quinta-feira (29) acontece de manhã, e sexta-feira (30), as palestras acontecerão o dia inteiro, com início às 8h. Além de palestras, foram programadas dinâmicas de grupo e exibição de esquetes teatrais com o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).
O curso faz parte do programa de Educação Permanente e do projeto “Acolher para humanizar”, e acontece há quatro anos. No último ano, capacitou os agentes comunitários que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF).
De acordo com a gerente da Divisão de Educação em Saúde, Nilce Brasil, o objetivo do trabalho é oferecer aos profissionais de saúde subsídios teóricos e práticos para ampliar o conceito de cuidado e humanização. “Trabalhamos com os conceitos da política nacional de humanização, mas com uma visão que redimensiona esse conceito, de acordo com as necessidades do nosso atendimento”, disse ela.