O curso de Metrologia Básica promovido pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), na quinta (16) e sexta-feira (17), na sede da autarquia, vai proporcionar desempenho profissional elevado de 16 profissionais de empresas que prestam serviços na área de petróleo e gás.
O técnico de controle de qualidade, Adelcio Gomes, da empresa Fox Oil do Brasil, foi um dos alunos. “Esse curso colaborou para a excelência na avaliação de certificados de calibração, quando há fiscalização dos instrumentos como paquímetros, micrometros e relógios apalpador e comparador”, explica o técnico.
As aulas foram ministradas das 8 às 12 horas – os alunos são profissionais de empresas como Varig Log Macaé e Vetco, além de outras. As companhias prestam serviços para empresas como a Petrobras, instaladas na Bacia de Campos. Seus trabalhos são montagem, manutenção, reparos e usinagem.
Segundo o instrutor do curso, o mestre em metrologia e engenheiro mecânico João Sant’Anna, a metrologia é a base da qualidade. “As empresas têm buscado constantemente o aperfeiçoamento de produtos e serviços”, avalia, ressaltando que ter profissionais e instrumentos adequados para atender os níveis de qualidade desejados são requisitos necessários para a excelência dos trabalhos.
Além das empresas, a secretaria de Trabalho e Renda enviou cinco alunos para fazer o curso. Para a gerente de qualidade do IMMT, Renata Guiscem, a parceria entre os dois órgãos públicos municipais é importante para que o curso de Metrologia Básica tenha mais abrangência. O presidente do IMMT é o engenheiro Guilherme Jordan.