Foto: Curso tem aulas práticas
Já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso de montador de andaimes no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação. São 40 vagas para o curso que será iniciado no dia 2 de julho. São 48 horas de aula incluindo a parte teórica e prática. O curso é gratuito.
De acordo com o instrutor Marcelo Dias, durante as aulas teóricas além de conhecimentos na área são abordados, legislação de trabalho em altura, procedimentos de emergência e resgate e introdução a Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). “Além disso, falaremos sobre normas como a NR-34, que trata de trabalhos offshore e estaleiros, fundamental para a atuação do montador de andaimes”, explicou o professor.
O mercado para a profissão, segundo Dias, é abrangente e está em crescimento devido migração de mão de obra para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí e Porto Açu, em São João da Barra.
- Também há muitas vagas para empresas na Bacia de Campos e de Santos. A visão do Cetep ao implantar essa qualificação foi bastante inteligente, já que outras escolas oferecem a um preço alto e muitas pessoas que estão iniciando não tem condição de arcar com os custos desse curso, disse o instrutor.
O salário inicial para quem trabalha na área é de cerca de R$1,5 mil. Os requisitos básicos para fazer o curso é ter ensino fundamental completo e gostar de trabalhar em altura.
Os candidatos interessados devem procurar o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. Mais informações através do telefone 2770-0828 ou 2762-4025.