Curso de proteção comunitária capacita moradores do Sana

13/12/2005 18:08:47 - Jornalista: Catarina Brust

Turistas que vão visitar o Sana neste verão, poderão contar com um grupo de 30 voluntários que participaram do “Curso básico de proteção comunitária”, realizado pela prefeitura de Macaé e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). O Sana foi escolhido para sediar o curso por ser uma região que recebe muitos visitantes e onde ocorrem fortes chuvas e enxurradas no rio, principalmente no verão.

-Essas pessoas estão capacitadas a agir de forma pró-ativa na prevenção de acidentes nas cachoeiras, bem como na preservação da vida dos integrantes da comunidade. Elas agora são disseminadores dos ensinamentos aplicados, para a construção de uma comunidade mais seguras – ressalta o coordenador municipal de Defesa Civil, Eric Schueler.

Durante três dias (de 07 a 09), os monitores que atuam na Ong Grupo de Defesa Ecológica Pequena Semente, participaram de aulas teóricas e práticas. Primeiros socorros, DST/O mal das drogas, fraturas e imobilização, transporte de acidentados, diagnóstico do município, prevenção de acidentes, animais peçonhentos, foram alguns dos temas das palestras. As aulas práticas, como o socorro a afogados, aconteceram no rio Sana.

- Pretendemos em 2006, junto com o grupo que participou do curso, instituir o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) que objetiva a mudança comportamental e cultural, aumentando o senso de percepção de risco e contribuindo para formar comunidades unidas, protegidas e apoiadas, preparadas para atuar em interação com a Defesa Civil Municipal – informa Schueler.