Foto: Moisés Bruno
Empreendedorismo e terapia se unem em curso
Favorecimento para aumentar a renda, terapia e autoestima. Esses foram os resultados do curso de tricô e crochê para 15 alunas, a maioria da terceira idade, realizadas na Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab), que fica na Rua Dr. Télio Barreto, 28. As aulas duraram 40 dias. Todo o material produzido, como mantas, gorros, cachecóis, e luvas, vai ser doado para a maternidade do Hospital São João Batista e para o Recanto dos Idosos.
Na manhã desta quarta-feira (15) foi realizado o encerramento desse curso, cujas aulas se deram nos períodos da manhã e da tarde. Dentre os produtos assimilados pelas alunas também estiveram coletes para mulheres. Todas tiveram a oportunidade de envolver-se com o projeto de "Geração de Renda", do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), coordenado pela Agetrab.
Para a aluna Ivete Oliveira, de 64 anos, moradora do Centro, a experiência foi muito válida, devido aos laços de amizade produzidos no curso. "Essas aulas não podem acabar. É uma terapia para nós e uma nova fonte de renda", avalia.
Já Maria Diniz, de 62 anos, procedente do bairro Virgem Santa, disse que estava entrando em depressão, mas no curso ela se recuperou - a atividade preencheu seu tempo de modo eficaz. "Aprendi a fazer cachecol e gorro", disse.
- Ter aprendido tricô e crochê colaborou para me ajudar a revender os produtos - informa Simone da Rosa, de 40 anos de idade. "Minha autoestima também aumentou", acrescentou.
Ela vem da cidade vizinha de Conceição de Macabu todos os dias para o curso de tricô e crochê. É Helena dos Santos, de 70 anos. Diz que o curso deve ter continuidade, já que ainda falta aprender muita coisa sobre suas aulas.
O diretor de Educação Profissional da Agetrab, Lenílson Guimarães, afirma que os objetivos do curso de tricô e crochê foram alcançados: aumento da qualidade de vida e da autoestima. "Todas as alunas têm aulas de empreendedorismo", completa.