logo

Curso ensina as tarefas do lar

27/01/2006 16:31:53 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Saber preparar uma alimentação saudável, condicionar alimentos, ter boas maneiras e ainda saber arrumar uma mesa. Esse é o perfil que terão 38 mulheres ao concluir o Curso de Empregada Doméstica na Incubadora de Cooperativas. O curso é uma parceria do Programa Macaé Cidadão com a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).

Mas não pensem que as novas profissionais entram no mercado com conhecimentos focados somente nos afazeres do lar. “Deveres e direitos do empregado e empregador transmitidos às alunas por um advogado em uma das oficinas”, ressalta a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes

As aulas acontecem sempre às terças e quintas-feiras no auditório da Incubadora de Cooperativas. Durante esta semana, as alunas participaram de duas oficinas sobre etiqueta. Técnicas de servir, posição dos talheres e pratos foram um dos pontos altos da aula. “As alunas também aprenderam a forma correta de atender telefone e a anotar recados”, disse a coordenadora.

O curso tem como principal objetivo proporcionar aos participantes subsídios necessários para a inserção no mercado de trabalho. O treinamento é feito por uma equipe multiprofissional formada por gastrônomo, engenheiro de alimentos, psicólogo, advogado e um enfermeiro. Ao final do curso, as alunas serão cadastradas no banco de dados da Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET) vinculada à Secretaria de Trabalho e Renda.