logo

Curso ensina práticas de manipulação e beneficiamento artesanal de pescado

15/04/2015 17:38:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Curso segue até sexta-feira

Merendeiras, pescadores, piscicultores e comerciantes iniciaram nesta quarta-feira (15), o Curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal de Pescado. A iniciativa, que vai até sexta-feira (17), é uma parceria entre a subsecretaria de Pesca, ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e empresa Repsol Sinopec e tem como objetivo criar alternativas de apresentação do pescado na merenda escolar, melhorar a renda e aproveitamento.

As aulas teóricas aconteceram na carreta da Plataforma Educativa Repsol, instalada na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé. Eles receberam informações sobre os objetivos do beneficiamento do pescado, cadeia produtiva do pescado, decomposição e contaminação do pescado, higiene na manipulação do pescado e conservação do pescado.

Na quinta e sexta-feira, as aulas práticas serão das 9h às 17h no clube do Sindicato dos Servidores Públicos de Macaé (Sindserv), no bairro Fronteira. O curso está sendo ministrado pela equipe do escritório Regional Norte Fluminense II da Fiperj. Os participantes irão aprender sobre higienização do ambiente e utensílios, lavagem, descamação, evisceração e filetagem dos peixes, além do preparo dos quibes, fishburguer, almôndegas e empanados de peixe.

Os subsecretários de Pesca e Indústria e Comércio, Rizete Ribeiro e Clóvis Lima, ressaltaram a importância da parceria e que os participantes durante os três dias irão aprender como agregar valor aos produtos oriundos da pesca artesanal. "É importante que todo o conhecimento seja repassados para os outros profissionais e este aprendizado possibilite um melhor aproveitamento do pescado", frisaram.

Representante do projeto Plataforma Educativa Repsol Sinopec, Marcos Antônio Santos acrescenta que este é o quarto ano que o programa itinerante da companhia vem à cidade. "Macaé é muito importante no cenário do petróleo brasileiro e a Repsol Sinopec tem orgulho de participar desse processo de desenvolvimento profissional da população", disse. O próximo curso será Pescador Profissional, e terá início no dia 27 de abril e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e a Marinha do Brasil.

O piscicultor Celso Carreira Pereira falou da expectativa de participar do curso. "O saber é sempre importante e para ser gestor temos que ter conhecimento em todas as áreas, da administração à produção", disse.