Direcionado a profissionais que trabalham na área social e tendo por meta formar multiplicadores que atuarão junto a idosos, portadores de necessidades especiais, associações de moradores, entre outros, teve início na manhã desta terça-feira (19) o curso de formadores em Previdência Social. O curso é promovido pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros).
O curso terá dois dias de duração, com carga horária de 16 horas e está acontecendo no auditório da Guarda Municipal, das 8h às 17 h. “O curso acrescenta experiência profissional, não só a Seguridade Social como também conhecimento pleno no Direito Previdenciário e na Legislação pertinente em vigor no país”, disse o secretário Valdeci Brandão.
Durante a abertura, Brandão defendeu a unificação das políticas públicas na promoção do bem estar social, enfatizando o avanço no campo social. “Apesar do ínfimo avanço no planejamento da promoção social, percebemos uma conotação diferente envolvendo município/estado/União na inclusão social. Por tudo isso, eu acredito nas propostas do governo na área social”, finalizou.
Após o curso, os participantes estarão habilitados para atuar junto ao seu entorno social e profissional, familiarizando a comunidade sobre os conceitos e o funcionamento da Previdência Social, orientando e conscientizando aos trabalhadores sobre sua importância como instrumento de proteção à cidadania.
Programa de Educação Previdenciária
Criado em 15 de fevereiro de 2000, através da Portaria 1.617 pelo Ministério da Previdência Social, o Programa de Educação Previdenciária tem por objetivo conscientizar a população acerca da importância do seguro social, de modo a ampliar o número de trabalhadores brasileiros protegido pela Previdência Social e estimular o aumento das inscrições no INSS.
Entre as atividades do Programa concentra-se o Curso de Formadores em Previdência Social, que se constitui em uma importante ferramenta de conscientização e difusão da importância da Previdência Social na vida dos trabalhadores, deixando claro os deveres e os benefícios a que terão direito caso estejam inscritos no Regime Geral de Previdência Social.