O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) formou 21 alunos, entre escoteiros do Grupo Macahé/115 RJ e jovens aprendizes. A formatura aconteceu no último sábado (17), e todos os participantes receberam certificado de conclusão e carteirinha de agente voluntário. Foram ministradas aulas de prevenção em alagamentos, inundações e acidentes domésticos, histórico e papel da Defesa Civil de Macaé, funcionamento administrativo do Nudec e Primeiros Socorros (teórico e prático), completando um total de 18 horas/aula, do dia 11 à 16 de fevereiro, na sede do Grupo Escoteiro, no bairro Ajuda.
O objetivo do curso é formar pessoas capacitadas a auxiliarem os trabalhos de agentes da Defesa Civil. Para o secretário Eric Schueler, a participação da Defesa Civil junto à comunidade é fundamental.
– O Nudec forma novos agentes capacitados a atuarem em situações de risco. Além disso, os formandos são uma espécie de “olho” da Defesa Civil, permitindo enxergar melhor os problemas daquela comunidade. – afirma o secretário.
Schueler destacou também que o projeto visa incentivar a prática da atividade voluntária nos envolvidos. A iniciativa conta com o apoio da Petrobras e utiliza ferramentas educacionais, como tornar o educando independente, sensibilizar para a responsabilidade, predispor para o respeito ao próximo, atuar na preservação da natureza e desenvolver a capacidade de esforço e persistência.