logo

Curso "Mãe e Bebê: gerando relações, tecendo cuidados" começou nesta quarta

10/09/2014 18:04:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

A palestra aconteceu no auditório do Hospital São João Batista

O curso “Mãe e Bebê: gerando relações, tecendo cuidados” teve início nesta quarta-feira (10). O evento foi organizado pela Divisão de Educação e Programas em Saúde, vinculada à Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde. A palestra "Importância do Aleitamento Materno: Mitos e lendas" foi apresentada no auditório do Hospital São João Batista. O evento contou com a participação de 40 pessoas, entre agentes comunitários de saúde e gestantes.

De acordo com informações da fisioterapeuta, Michele Maia Monteiro, foram apresentadas dicas sobre amamentação e de quando acontece casos de "mastite" - entupimento dos vasos mamários.

- Quando acontece isso, a mãe deve fazer uma compressa de água quente e massagear o local dolorido com o pente, em direção para baixo. Em seguida, fazer compressa de gelo -, explicou.

A fisioterapeuta deu outras dicas para as mães. Uma delas é que o leite materno deve ser mantido na geladeira. Ela ensinou, que o alimento não pode ser aquecido no microondas e, sim, no fogo forte, até o ponto de fervura. Depois de quente, não poderá mais voltar à geladeira.

Para Michele, o ideal é amamentar até dois anos de idade. Depois dessa faixa etária, o leite não têm o mesmo valor nutricional como antes.