Começam nesta terça-feira (15) as matrículas para os cursos de teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes-Emarte, vinculada à Fundação Macaé de Cultura. As matrículas para as 130 vagas nos curso gratuitos poderão ser feitas de 9h às 17h, no terceiro andar do Centro Macaé de Cultura, Av. Rui Barbosa, 780. O telefone para informações é 2759-0889.
Na terça-feira, serão realizadas as inscrições para o Curso Livre de Teatro, que se estenderão até 15 de fevereiro. O curso compreende duas turmas de até 20 alunos de 8 a 12 anos e duas para estudantes de 13 a 16 anos. As aulas para crianças acontecem às terças-feiras, de 9h ás 11h e de 14h30 às 16h30, e para adolescentes, às quintas-feiras, de 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30. Os responsáveis deverão assinar autorização para matrícula e entregar cópias da certidão de nascimento do aluno e do atestado de escolaridade.
Na quarta-feira (16), se iniciam as matrículas para o Curso Técnico de Artes Cênicas, que irão até 31 de janeiro. Cinqüenta vagas estarão disponíveis para alunos maiores de 16 anos. A escolaridade mínima exigida é o segundo ano do Ensino Médio em andamento. As aulas acontecerão aos sábados, de 10h às 19h, em sistema de módulos.
O curso técnico, criado em 2002, é ministrado por professores habilitados, a maioria de universidades do Rio de Janeiro. O curso, com duração de dois anos e carga horária total de 884 horas, é formado por oito módulos de interpretação, além de disciplinas como: Leitura Dramatizada, Consciência Corporal I e II, História do Teatro I e II, Expressão Musical I e II, Cenografia I e II, Iluminação I e II, Oficina I e II e Montagem.
“Desde a formação da primeira turma do curso técnico e com a participação dos alunos e ex-alunos nos eventos culturais da cidade, observamos que esses espetáculos obtiveram uma significativa melhora de qualidade. Isso não apenas em eventos do município, mas também de empresas. Pretendemos dar continuidade à missão da escola que é a inclusão de profissionais preparados para o mercado cultural, especialmente de Macaé”, enfatizou a coordenadora dos cursos de teatro da Emarte, Cássia Gomes. Ela informou, ainda, que um objetivo a ser atingido este ano é a fomentação de novos grupos de teatro no município.