As pré-inscrições para uma das poucas formações técnicas públicas em teatro do Estado do Rio de Janeiro serão abertas pela Secretaria de Cultura de Macaé, nesta quinta-feira (6), às 9h. O prazo termina às 17h do dia 12 (quarta-feira da semana que vem). Poderão participar do processo seletivo os 80 primeiros inscritos. Para concorrer a uma das 40 vagas oferecidas no Curso Técnico em Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), é preciso ser maior de 16 anos, ter concluído o Ensino Médio (E.M), ou estar cursando 2º ano do E.M.
As aulas acontecerão em período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, em formato presencial ou, excepcionalmente, em formato virtual, de acordo com as necessidades da instituição e se a ementa da disciplina for compatível ao formato online. O aluno deverá cursar, no mínimo, duas disciplinas por semestre. A carga horária total do curso, que era de 808 horas, foi ampliada para 1.034 horas, com tempo mínimo de formação de dois anos letivos e máximo de quatro anos.
De acordo com a diretora da Emart, Cláudia Byspo, o prazo para matrículas será aberto após a publicação da nova grade do Curso Técnico em Teatro da Emart, que já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME). Os candidatos serão avisados por e-mail sobre esta etapa. A principal proposta do curso é habilitar profissionais para atuarem em espetáculos teatrais, utilizando adequadamente as técnicas e os recursos para a concepção, produção, interpretação e difusão de manifestações das artes cênicas. As disciplinas integram os eixos: prático, técnico, teórico e atividades extras.
"Há uma interdisciplinaridade. As disciplinas de Teatro conversam entre si. Por exemplo, para a montagem de um esquete, há a junção de disciplinas como; Figurino, Cenografia e Interpretação. O ator precisa transitar por tudo isso. O diferencial do novo plano de curso é que algumas terão pré-requisitos para inscrição. Instituímos também disciplinas voltadas para a música dentro do teatro", destaca o coordenador do Curso Técnico em Teatro, Jardel Maia.
A partir de 2024, a Emart passará a realizar duas montagens anuais, dobrando a produção atual. Jardel informou ainda que as atividades extracurriculares irão contar como carga horária do aluno e que, além do aumento da carga horária das disciplinas e da inclusão da disciplina sobre música no teatro, entrará a ‘Arte e Cultura’, com a proposta de inserir o ator no mercado de trabalho. "Este novo plano de curso dá mais embasamento sobre o mercado de trabalho. Dentro desta proposta, participamos, recentemente, de um set de filmagem de uma novela", ressalta.
Processo seletivo
O processo de seleção será realizado em duas etapas: a primeira será online e a segunda presencial, ambas classificatórias e eliminatórias. A primeira etapa será um vídeo de apresentação. Por isso, quando o candidato for realizar sua inscrição online será solicitado um link para um vídeo de três minutos, que deve estar disponível em um canal do YouTube. As orientações sobre a elaboração do vídeo estão no
edital. A listagem dos aptos para a segunda etapa será publicada no Portal da Prefeitura, no dia 18 (uma terça-feira).
Já a segunda etapa, presencial, será dividirá em duas partes. Inicialmente, os candidatos deverão encenar um monólogo (
disponível no edital) para a banca de seleção. Esta fase irá acontecer no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro da cidade, em data e horário sorteados pela Comissão do Processo Seletivo, entre os dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), e entre as 16h e 21h. A comissão é composta pela diretora da escola, o coordenador de Teatro e um professor do curso. A segunda parte, uma aula prática de teatro, com jogos teatrais e performance corporal, acontecerá no dia 29 (sábado), feriado municipal, das 15h às 17h.
A primeira etapa vale 10 pontos, com média 6, para o candidato prosseguir para a etapa seguinte. Cada fase da segunda etapa vale 20 pontos, com média de 12 pontos. O resultado final será divulgado no Portal da Prefeitura e na Emart no dia 7 de agosto. Somente aqueles que obtiverem média maior ou igual a 24 pontos poderão efetivar matrícula na escola. Os participantes serão chamados de acordo com a sua classificação e o número de vagas para preenchimento da turma, podendo haver reclassificações, caso ocorram desistências ou abertura de novas vagas.
A sede da Emart, na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro da cidade, está passando por obras de revitalização para garantir maior mobilidade aos usuários, um aprendizado mais produtivo e conforto a docentes e discentes. Por isso, a escola está funcionando provisoriamente no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, localizado na rua Francisco Portela, 410.
Inscreva-se aqui