logo

Curso ‘Leitura e Interpretação de Desenho’ termina nesta sexta-feira

01/02/2007 10:56:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Termina nesta sexta-feira o curso “Leitura e Interpretação de Desenho “, promovido pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). Onze alunos foram capacitados a atuar nas áreas de manutenção, reforma e fabricação de estrutura flutuante ou fixa. De acordo com o instrutor Antonio Benedito Leal, que é técnico em metrologia, o curso foi uma maneira de contribuir com a educação técnica, possibilitando futuramente a execução de novos cursos com carga horária maior.

Para o técnico em estruturas navais, Ronaldo Ribeiro Marques, de 47 anos, aluno do curso que durou uma semana, as aulas foram uma grande iniciativa da prefeitura de Macaé. “Pude me reciclar, adquirindo base para voltar à ativa, relembrar conhecimentos e atualizar-me profissionalmente”, comenta ele que está desempregado. Ronaldo acrescentou ainda que espera por novos cursos, especialmente de salvatagem, para suprir as demandas do mercado.

-Além disso, o curso Leitura e Interpretação de Desenho não discriminou os mais velhos, partindo do fato que a maioria dos cursos se direcionam exclusivamente para os adolescentes e jovens – avalia Ronaldo. Alunos e professor agradeceram a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) pela concessão da sala, onde se realizaram as aulas.

O objetivo das aulas foi preparar o aluno, enfatizando a mecânica. O público alvo foi composto por mecânicos, supervisores, encarregados, almoxarifes, compradores, balconistas em lojas de ferragens, profissionais de plataforma e mergulhadores.

Segundo Antônio Benedito Leal, o programa constou de informações sobre o que é desenho técnico, tipos de desenho (mecânico, arquitetônico, topográfico, elétrico, eletrônico, eletrotécnico e outros).“Eu quis que os alunos entendessem as plantas industriais e equipamentos através da leitura gráfica”, disse o instrutor.

A carga horária do curso foi de 32 horas. Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, esse curso foi um complemento das aulas sobre medição dimensional, muito importantes na área de mecânica. “Nossa idéia é continuar oferecendo capacitação alinhada com as demandas da indústria do petróleo, qualificando cada vez mais a mão-de-obra macaense”, esclarece Jordan.

Site do IMMT

De acordo com a diretora do IMMT, Júlia Paletta, o site do instituto foi totalmente reestruturado para informar melhor sobre cursos e serviços oferecidos. Houve inserção de novas páginas e inovação no layout. Os interessados podem acessar este site através do endereço: www.immt.rj.gov.br. Júlia disse ainda que os internautas que buscam este site são pessoas interessadas em serviços de calibração de instrumentos e ensaios, além de outras soluções metrológicas. Para maiores informações o telefone do IMMT é 2791-3871.