A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu três turmas do curso Introdução à Educação Digital, com carga horária de 40 horas. Realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM), o curso tem como objetivo formar professores para atuar nas diversas disciplinas nos laboratórios de informática da rede municipal de ensino.
- A rede municipal de ensino necessita de profissionais com os mais altos níveis de qualificação. Daí a importância de se realizarem as formações continuadas dos profissionais, para ampliar os seus conhecimentos técnicos no uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas. O objetivo é proporcionar a eles novas ferramentas de aprendizado, para que possam ser usadas em sala de aula, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Os cursos são cadastrados na Plataforma do Ministério da Educação, E-proinfo e Proinfo Integrado, que são voltados para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar. Nele, o professor conhece o Sistema Operacional Linux Educacional e os diversos programas educacionais que possibilitam aulas mais atualizadas e motivadoras para os alunos da Educação Básica. Os participantes ainda receberão certificação após a conclusão do curso.
Para o coordenador de Tecnologias de Informação e Comunicação da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Alex Sanders Bogado, este trabalho é essencial:
- Não bastam as escolas da rede possuírem laboratórios de informática. É necessário irmos além, preparar os profissionais da educação a trabalharem com as novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano da sala de aula, diz.
O NTM Macaé já formou várias turmas de professores para atuarem nos laboratórios da rede municipal. Destas turmas, foram selecionados profissionais a atuarem como multiplicadores, levando às Unidades Escolares o curso para outros professores, ampliando o trabalho inicial do Núcleo de Tecnologia Educacional.
Desta vez, o NTM Itinerante acontece no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Cima, onde o curso iniciou no dia 9 de agosto com 15 cursistas cadastrados com previsão de encerramento para o dia 20 de dezembro. Já no Colégio Municipal Wolfango Ferreira, no Bairro da Barra, a formação começou em 15 de agosto com 42 cursistas cadastrados e se encerrará em 20 de dezembro. Enquanto isso, no Colégio Municipal Renato Martins, na Ajuda de Baixo, o início foi no dia 18 de agosto, com 32 cursistas cadastrados e término previsto para 31 de dezembro.