Foto: João Barreto
Curso foi destinado a orientadores educacionais, pedagógicos, professores e diretores
Pelo terceiro mês consecutivo, o curso da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da prefeitura realizou nesta terça-feira (1º) mais uma palestra, das 8h às 12h. A capacitação foi promovida no auditório do Centro Administrativo Luis Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 446, Centro.
O curso foi destinado aos orientadores educacionais, pedagógicos, professores orientadores e diretores de escolas municipais e particulares de Macaé. Este mês o tema abordado foi “Situação de Risco à Saúde e à Educação de Crianças e Adolescentes”, com enfoque de risco em relação ao indivíduo, escola, família e comunidade. O mesmo curso será oferecido novamente no dia 17, das 8h às 12h.
A palestrante do dia foi a graduada em psicologia que trabalha na coordenação de cursos de prevenção às drogas e à violência da Secretaria Municipal de Políticas de Segurança de Duque de Caxias, Adinéa Trubat.
Dentro do curso foi explicado o que é resiliência – capacidade do indivíduo lidar com problemas e exibidos vídeos. No encerramento foi realizada uma dinâmica com os profissionais.
Além disso, a palestrante abordou aspectos dentro da psicologia, como a reorganização do individuo dentro do ambiente escolar para criação de proteção e enfrentamento em relação às drogas.
A orientadora vocacional Cláudia Sanches afirmou que sempre comparece em todos os cursos. “Hoje a palestrante falou que os problemas não são as drogas e sim o ser humano, que procura as drogas. É necessário trabalhar a autoestima, a aceitação e mostrar para o individuo que a droga não é um mecanismo de alívio imediato”, citou.
O curso, que tem parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep),
secretaria de Educação e secretaria de Desenvolvimento Social, faz parte do projeto Escola Viva e atingiu cerca de 50 pessoas nesta terça-feira.
A próxima palestra será sobre “Adolescência: época de estabelecer metas e tomar decisões", que será ministrada pela equipe da subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv). Os cursos serão nos dias 12 e 28 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Cealo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2759-0832.
*Com supervisão Equipe Secom