logo

Cursos do TCE-RJ: entrega de certificados será nesta sexta

07/10/2010 10:22:56 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

O coordenador Geral de Capacitação da ECG, João Paulo Lourenço (Dir), esteve no município para combinar os últimos detalhes, no gabinete da prefeita em exercício Marilena Garcia

Após um período de três meses, o Projeto de Capacitação Regionalizado da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) encerrará nesta sexta-feira (8), um ciclo de cursos realizados em Macaé, através de palestra e cerimônia de entrega dos certificados dos alunos aprovados em todos os encontros ocorridos.

O evento será realizado no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária e contará com a presença do presidente do TCE-RJ, José Maurício de Lima Nolasco, dos 15 prefeitos dos municípios participantes dos cursos e respectivos presidentes das Cãmaras Municipais.

Na ocasião, haverá uma palestra com o tema “Economicidade em Licitações e Contratos Administrativos”, das 9h às 12h30. E logo a seguir, acontece a cerimônia de entrega dos certificados dos alunos aprovados em todos os cursos ocorridos no período de agosto a outubro deste ano. Além de Macaé, município pólo da realização de todos os cursos, mais outros 14 municípios foram convidados. São eles: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Nesta quinta-feira (7) está sendo encerrado o último curso do ECG, sobre Prestação de Contas, Tomada de Contas e Tomada de Contas Especial, das 9h às 17h, com a duração de 32 horas/aula. Ao todo, foram oferecidos oito cursos e uma palestra, totalmente gratuitos, em parceria direta com a prefeitura de Macaé, envolvendo também a Secretaria Municipal de Saúde, de Administração, de Educação, a Controladoria Geral, a Câmara Permanente de Gestão (CGP) e o Gabinete do prefeito Riverton Mussi.

Na última terça-feira (5), o coordenador Geral de Capacitação, responsável direto pelo planejamento e execução de atividades de capacitação de curto e médio prazo da ECG, João Paulo Lourenço, esteve no município para combinar os últimos detalhes da cerimônia, no gabinete da prefeita em exercício e secretária municipal de Educação, Marilena Garcia. “Agradecemos o apoio do prefeito Riverton Mussi e de todos os envolvidos neste processo de capacitação dos servidores municipais, que nos deram totais condições de realização desse projeto que foi um sucesso aqui em Macaé”, ressaltou João Paulo.

O coordenador explicou à Marilena Garcia que um dos objetivos da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ é fazer um trabalho de prevenção para que as pessoas que atuam no serviço público tenham uma atuação mais eficaz em seus respectivos setores. “A Escola tem um papel extremamente construtivo relacionado às Prefeituras e Câmaras , pois quando formos visitar o enorme número de funcionários em todo o Estado do Rio de Janeiro que estão sob jurisdição do Tribunal de Contas, possamos encontrar um trabalho mais eficiente por parte desses servidores”, ressaltou.

Marilena Garcia, que também é presidente da Funemac, expressou felicidade por ver Macaé mais uma vez sediar uma capacitação deste porte tanto para os macaenses, quanto para outras cidades vizinhas. “A Funemac cumpre uma de suas funções, que é justamente tratar de questões de capacitações e do saber de forma prioritária. Tudo que sabemos que venha capacitar, principalmente no campo da cultura preventiva, é sempre bem-vinda. Podem contar sempre com nosso apoio”, afirmou Marilena.

Durante a conversa, João Paulo Lourenço destacou que através dos cursos regionalizados, o professor veio para Macaé e pode estreitar as relações acadêmicas com os alunos, através da troca de telefones e e-mails e, cada vez mais se aproximando do dia a dia dos servidores cursistas. “Trouxemos um grupo extremamente qualificado com grande experiência em sua área de atuação”, frisou.

O subsecretário de Controle Interno de Macaé, José Manuel Garcia, elogiou a atuação dos Técnicos do TCE-RJ durante todo esse período do projeto de capacitação em Macaé, através da parceria com a ECG. “Eles nos deram o que há de melhor e nós também procuramos oferecer o que há de melhor aqui em nossa cidade. Amanhã, após a entrega dos certificados, todos os professores receberão um livro de fotos de Macaé como forma de gratidão pelo trabalho realizado”, afirmou José Manuel.

João Paulo ainda ressaltou que o processo de escolha do município, como Macaé, primeiramente se dá pela oferta da sede feita pelo prefeito ou presidente da câmara, inclusive citando o local físico de localização para a realização dos cursos. “A equipe da ECG avalia com precisão se as instalações são condizentes com o padrão de excelência para a realização dos cursos, isto é, o local das atividades é prerrogativa do município anfitrião”, enfatizou o coordenador.

“O servidor aprende o que ele vai aplicar no seu dia a dia, de acordo com sua área de atuação e que o Tribunal de Contas irá cobrar posteriormente”, avaliou o Controlador Geral da Prefeitura de Macaé, Widelmo Natalino.

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), localizada na Cidade Universitária, fica situada na Avenida Aloísio da Silva Gomes, n º 50 – Granja dos Cavaleiros, Macaé.

Novidades da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

No início de dezembro deste ano, a Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) iniciará sua primeira turma própria do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública para os servidores dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, nas instalações da ECG, em Niterói. Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ é a única Escola de Tribunal do Brasil a oferecer o curso de Pós-Graduação certificado pelo Ministério da Educação (MEC).


Fotos Relacionadas