logo

Cursos ligados à Educação e Tecnologia com inscrições abertas

13/02/2012 08:33:09 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Professores recebem aulas de informática

Estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para os cursos voltados para Educação e Tecnologia que serão ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Os interessados podem se cadastrar através do blog do núcleo, cujo endereço é ntmmacae.blogspot.com.

A programação, voltada para professores da rede municipal de ensino, tem o objetivo de orientar aos educadores quanto ao desenvolvimento de recursos educacionais com tecnologia de informação e comunicação.

São oferecidos gratuitamente os cursos de Informática Básica, Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame), Manutenção Básica para Laboratório de Pró-Info e Utilização de Mídias Educacionais.

Na lista de cursos também estão Introdução à Educação Digital, Tecnologia na Educação e Elaboração de Projetos que terão os materiais didáticos oferecidos pelo Ministério da Educação.Também vão ser ministradas oficinas voltadas para o tema “Tecnologia e Educação”

Para cada curso serão abertas 25 vagas. As aulas serão quinzenais e ministradas nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (17h30 às 21h30). As aulas estão previstas para começar no dia 21 de março e se estender até o mês de agosto, período em que devem ser abertas vagas para outras turmas.

A finalidade dos cursos é oferecer ferramentas tecnológicas para que os professores repassem da melhor forma o conteúdo aos alunos. “Os educadores vão receber qualificação para se tornarem multiplicadores de informações nas unidades escolares. Também vão acontecer cursos itinerantes nas unidades municipais com enfoque para Tecnologias Educacionais. “A finalidade é que todos os profissionais da rede que fazem parte das oficinas sejam treinados com auxílio dos ex-alunos dos cursos que foram ministrados no ano letivo de 2011.

A programação de cursos realizada no Núcleo de Tecnologia Educacional é ministrada por sete professores, que são tecnólogos que participaram de cursos de especialização oferecidos pelo Ministério da Educação.

Para o professor do curso, Jo Valdez, a programação é importante não apenas para a atualização profissional dos educadores, mas para um melhor ensino dos estudantes, que cada vez mais estão interessados em aprender sobre tecnologia nas escolas. “No final dos cursos, os participantes recebem certificados e têm a oportunidade de trocar experiências com os outros professores”, finaliza.