logo

‘Curta no Museu Online’ apresentará ‘O Estreito Botequim’

29/06/2021 13:56:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Documentário sobre o Bico da Coruja foi contemplado por edital do Estado

Em cartaz no ‘Curta no Museu Online’ deste mês está ‘O Estreito Botequim’, de Raphael Bózeo. O documentário sobre o Bico da Coruja será exibido na quarta-feira da próxima semana, dia 30. Além da apresentação, um bate-papo com o jornalista e fotógrafo macaense acontece pelo Instagram, YouTube e Facebook da Secretaria de Cultura de Macaé. O projeto mensal do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé em sua versão on line é realizado sempre em uma quarta-feira, às 19h.

O ‘Curta no Museu Online’, produzido e apresentado pelo publicitário e ator, Hélder Santana, propõe debates e reflexões sobre a produção de audiovisual regional. Ele vai conversar com Bózeo, que começou a sua trajetória profissional no jornalismo local e tem 12 fotos premiadas em concurso internacional. Atualmente o jornalista está produzindo mais quatro documentários da série ‘Pelos Cantos de Macaé’, incentivados pelo edital do governo do Estado ‘Retomada Cultural RJ’ (Secec-RJ), vinculado à Lei Federal de emergência cultural Aldir Blanc (14.017/2020).

Também o ‘O Estreito Botequim’ recebeu incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio do edital do governo do Estado, ‘Cultura Presente nas Redes’ (Secec-RJ). O documentário foi feito por Bózeo com a colaboração de sua esposa, a fotógrafa Camila Bózeo. Desde 2014, ele fazia a curadoria de fotos e vídeos do bar Bico da Coruja, localizado na rua Compositor Benedito Lacerda, 134, na Pororoca, que em 2022 completará 40 anos. O curta-metragem de 18 minutos foi montado durante o período de restrições pela pandemia de covid-19, em 2020, com parte do grande acervo acumulado pelo fotojornalista. ‘O Estreito Botequim’ foi o primeiro documentário que ele produziu.

"O Bico da Coruja é o Chorinho no botequim. São quase 40 anos de uma cultura extremamente forte e muito rica para Macaé, com histórias fantásticas e gravação de dois CDs. Este trabalho foi uma oportunidade de eternizar este ponto de encontro que poucos lugares conseguem carregar por tanto tempo. É um espaço de resistência. Foi maravilhoso poder participar disso e contar um pouco desta história. Levar o ‘O Estreito Botequim’ ao ‘Curta no Museu Online’ será sensacional", disse.

Raphael Bózeo atuou no jornal O Diário da Costa do Sol, no jornal O Lance, no Globo Esporte.com, na Assessoria de Comunicação do Macaé Basquete (já com fotojornalismo e produção de vídeos), na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Esportes e na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, Bózeo é sócio-proprietário da empresa ‘Casal Bózeo Fotografia’.

Sinopse

O ‘O Estreito Botequim’ apresenta participações musicais, depoimentos e registros históricos acerca do Bico da Coruja, tradicional ponto de encontro cultural de Macaé. A base do documentário são entrevistas com frequentadores e, em especial, com o dono do bar, Wallace Agostinho. O bar reúne músicos e apreciadores de Chorinho.