Terceiro colocado do Grupo A com oito pontos, o Macaé Esporte enfrenta o Cardoso Moreira nesta quarta-feira (06) de olho na segunda vaga da chave para a semifinal da Taça Guanabara. O duelo, válido pela sexta rodada, será realizado às 16h, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros.
E o alvianil praiano disputa a vaga com o vice-líder Fluminense, que tem 11 pontos. O Macaé torce por um tropeço do Tricolor das Laranjeiras diante do América, às 21h45, no Maracanã, e contra o já classificado Flamengo, no próximo domingo (10), na última rodada da Taça Guanabara.
Entretanto, a conta do time macaense não é tão simples. Para chegar à semifinal, os comandados do técnico Tita terão que vencer o Cardoso e o Boavista, ambos fora de casa. Com isso, o Macaé chegaria aos 14 pontos e se classificaria caso o Fluminense empatasse os dois jogos restantes.
- Só vamos fazer contas lá na última rodada. Temos que focalizar em um jogo de cada vez. E o próximo adversário é o Cardoso Moreira que, assim como nós, está fazendo a sua estréia na Primeira Divisão. Jogar no campo deles é complicado, mas vamos em busca da vitória - disse o técnico Tita.
E o treinador tem problemas para escalar o Macaé para este duelo. O zagueiro Souza, que se recupera de uma contratura na panturrilha esquerda, ainda não tem sua vaga garantida na equipe titular. Caso ele não tenha condições de jogo, Wallace deve iniciar a partida ao lado do capitão André.
Aliás, o setor defensivo tem sido o ponto forte do alvianil. Nos cinco jogos realizados até o momento, o Macaé sofreu apenas três gols, o que lhe garante a segunda melhor defesa do campeonato com média de 0,6 gols por partida. O clube fica atrás somente do Flamengo, com dois gols sofridos.
>> Retrospecto: O duelo desta quarta-feira entre Macaé Esporte e Cardoso Moreira será o tira-teima das duas equipes, só que agora na elite do futebol carioca. Em 2007, na Segunda Divisão, aconteceram seis jogos e o equilíbrio é a tônica deste confronto. São três vitórias para cada lado.
Os rivais fizeram o jogo de abertura da Segundona e os macaenses venceram por 3 a 0 em casa. No returno, o Cardoso deu o troco e venceu por 2 a 0. Os times voltaram a se enfrentar na terceira fase e, jogando no seu estádio, o rival derrotou o Macaé por 1 a 0. Mas, na partida de volta, o alvianil deu o troco: 4 a 1.
No quadrangular final do campeonato, novamente uma vitória para cada lado. Só que os visitantes se deram bem. No turno, o Cardoso Moreira venceu por 1 a 0, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, porém os macaenses igualaram o retrospecto no returno derrotando o adversário por 2 a 0 na última rodada da Segundona.
Apesar do equilíbrio no confronto direto, o Macaé Esporte leva ligeira vantagem sobre o Cardoso Moreira no número de gols marcados: nove contra cinco. A média de gols deste clássico do Norte Fluminense é de 2,3 por partida e fica a promessa de novas emoções no encontro desta quarta-feira.
>> Outros jogos: Grupo A: Duque de Caxias x Boavista (16h no Marrentão) e Fluminense x América (21h45 no Maracanã); Grupo B – Mesquita x Madureira (16h em Moça Bonita), Resende x Americano (16h no Trabalhador), Vasco x Friburguense (19h30m em São Januário) e Botafogo x Cabofriense (19h30 no Engenhão). Quinta-feira às 19h30, no Maracanã, Flamengo e Volta Redonda encerram a rodada em jogo do Grupo A.
FICHA TÉCNICA
CARDOSO MOREIRA X MACAÉ ESPORTE
Árbitro: Adriano Pereira Machado
Auxiliares: Marcos Antônio Santos e João Luiz Coelho de Albuquerque
>> Cardoso Moreira: Macula; Neném, Caboclo, Pachola e Germano; Rincón, Vitor, Rodrigo e Léo Santos; Calisto e Wágner Carioca. Técnico: Charles Guerreiro.
>> Macaé: Cássio; Mário César, André, Souza e Bill; Marcinho, André Gomes, Steve e Wallacer; Bruno Mezenga e Jones. Técnico: Tita.