A disputa por uma vaga na elite do futebol do Rio de 2007, começa neste domingo (25), com o primeiro jogo entre o Macaé Esporte, patrocinado pela prefeitura, e o Boavista, de Saquarema, às 9h45m, no Estádio Cláudio Moacyr. Os dois times fizeram uma boa campanha nas duas fases do Campeonato Carioca da Série B: o time da Região dos Lagos chegou aos 47 pontos, em 20 jogos, e a equipe macaense, fez 44 pontos, em 20 jogos.
O técnico do Macaé, Toninho Andrade, afirma que o time que vai entrar em campo no domingo, provavelmente será o mesmo do último jogo, que derrotou o Miguel Couto por 5 a 1.
- O Bidu fez uma boa partida e vai continuar substituindo o Pezão, que já tem dois cartões amarelos. O Braga, lateral direito, não vai jogar também, porque teve um estiramento quando se aquecia para o jogo contra o Guanabara, no último domingo. A nossa expectativa é muito boa. O time está motivado para a final. Sabemos da responsabilidade que temos, que é trazer o título para a cidade de Macaé, destacou Toninho Andrade.
O time do Macaé se classificou para a final, depois de vencer o Miguel Couto, e também com a vitória do Duque de Caxias sobre o Guanabara, por 2 a 1. O time do Macaé estava empatado com o Guanabara, ambos com 12 pontos. Já o Boavista derrotou o Artsul, em Nova Iguaçu, por 2 a 0, também na última quarta.
No total, somadas as duas fases, o time do Boavista chegou aos 47 pontos, em 20 jogos. Com 14 vitórias, cinco empates e uma derrota; 51 gols a favor, 2,55 por jogo, e 16 contra, com saldo de 35. Já a equipe macaense fez 44 pontos, em 20 jogos. Foram 14 vitórias, dois empates e quatro derrotas; 42 gols pró, média de 2,1 gols por jogo, e 19 contra, com saldo de 23.
Há 10 anos à frente do Macaé Esporte, o secretário e também presidente de honra do clube, Theodomiro Bittencourt, Mirinho, aguarda esse momento. O time teve até agora o apoio fundamental da torcida, que prestigiou o clube em todos os jogos. “Com certeza neste domingo a festa vai ser ainda maior, com a presença maciça dos torcedores”, destacou Walter Bittencourt, sub-secretário de Esporte e Lazer e vice-presidente do Macaé Esportes.
Durante o treino desta sexta-feira (23), pela manhã, o técnico destacou que o segredo do time macaense é a humildade, e que todo o grupo vem mantendo os pés no chão, determinado em fazer uma bela apresentação.
- Respeitamos o adversário assim como eles nos respeitam, porque o Macaé tem também uma excelente equipe. Vamos marcar em cima desde o início do jogo e tentar pressionar para conseguirmos um bom resultado. O importante é vencer dentro de casa para irmos com vantagem para o segundo jogo, em Saquarema, ressaltou Toninho Andrade.
Há três meses no time do Macaé, um dos artilheiros do Campeonato Estadual da Série B com 11 gols, o camisa 9 do time do Macaé, Jones, disse que o jogo do próximo domingo é o mais importante de sua carreira. Ao seu lado na liderança da artilharia, só um jogador do Guanabara (que está fora da disputa) e João Rodrigo, do Boavista, também com 11 gols, mas que está contundido com uma distensão e não deve jogar. Nascido em Angra dos Reis, Jones tem 22 anos, e é a unanimidade entre os torcedores, que o apontam como um grande jogador, craque de belas jogadas.
- Esse jogo é muito importante para o time e vamos correr atrás da vitória. A vantagem é fundamental para o Macaé ir mais tranqüilo para o segundo jogo, para colocarmos o time na primeira divisão, explicou Jones, ex-jogador do Friburguense.
Feliz com o gol que o irmão, Gilberto, da Seleção Brasileira, marcou no jogo contra o Japão, nesta quinta-feira (22), Nilberto, acha que o jogo com o Boavista vai ser difícil.
- Temos capacidade de sair com a vitória sobre o Boavista, porque a equipe toda está muito motivada e vamos jogar em casa. Vamos respeitar o adversário porque eles também jogam bem, mas o time vai jogar para vencer desde o início, destacou Nilberto, 32 anos, que joga no Macaé desde 2001 e ex-atleta da categoria de base do Fluminense Futebol Clube.
O sub-secretário de Esporte está confiante na lotação do estádio neste domingo para a partida que será transmitida pela TV Record e pela Rádio 820 AM.
- Temos um treinador experiente que tem liderança e respeito junto aos jogadores. O apoio fundamental da torcida, da prefeitura e da direção do time. Agora é só os jogadores mostrarem em campo o mesmo que eles já mostraram durante a campanha do estadual desse ano: garra, determinação e muitos gols, disse Walter Bittencourt, o Waltinho.