Foto: Guga Malheiros
Torneio de futsal, corte de cabelo, atendimento jurídico, de enfermagem e social estiveram na programação
O sábado (14) foi dedicado à solidariedade, com a apresentação do programa de Serviço Voluntário da Defesa Civil, oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A ação realizada na Quadra Beira Rio, na Barra, durante as atividades do Projeto Mão Amiga, reuniu a comunidade e candidatos que desejavam se tornar voluntários.
Os agentes do setor de treinamento e projetos da Defesa Civil, Eduardo Lopes e Regis Lima, esclareceram sobre o processo de adesão ao programa, as atribuições e a importância de ser um voluntário. “O programa visa estabelecer o elo com a comunidade e reunir integrantes, que vão atuar em situações de desastres e na prevenção de acidentes, como também na participação de palestras e simulados”, detalharam.
Neste primeiro momento, estão sendo realizadas ações de sensibilização nas comunidades e instituições privadas e da sociedade civil organizada, para o cadastro dos interessados em se tornar voluntários. No próximo mês os inscritos receberão o cronograma dos cursos como primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, percepção de risco, entre outros. Após os cursos eles receberão o certificado e uma carteirinha com a identificação de voluntário.
O professor Sandro Farias fez questão de se cadastrar. “Muito boa a iniciativa, além da aquisição de novos conhecimentos, temos a oportunidade de contribuir de alguma forma para a sociedade. Não podemos esquecer que qualquer cidadão pode precisar dessa ajuda”, frisou.
A adesão ao programa pode ser feita por homens ou mulheres com idade acima de 18 anos. Quem se interessar pode entrar em contato com Secretaria de Proteção e Defesa Civil, através do 199 ou na sede do órgão no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, na Alameda Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/n°, Riviera Fluminense.
Os voluntários serão apresentados em agosto, mês que é celebrado o Dia do Voluntariado. O Serviço Voluntário está disciplinado na Lei Federal, n° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
Além do cadastro de voluntários, outras atividades marcaram o Projeto Mão Amiga, como torneio de futsal, corte de cabelo, atendimento jurídico, de enfermagem e social. O presidente do projeto, Thiago da Silva Antônio, agradeceu a parceria da prefeitura para realização do evento. As ações foram realizadas pela Fundação de Esporte (Fesporte), Agência de Trabalho e Renda (Agetrab), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 15ª Subseção Macaé, Fundação Macaé de Cultura e Secretaria de Saúde.