O órgão atua com 15 projetos e programas, além de diversas orientações para os cidadãos
A Defesa Civil de Macaé, ligada à Secretaria de Ordem Pública, celebra nesta terça-feira (29), o seu 16º ano de serviços prestados à população, com a Lei n° 2605/2005 de criação do órgão no município. A equipe é formada por 62 profissionais, entre agentes e outros cargos. Além de 15 projetos e programas, a Secretaria Adjunta de Defesa Civil atua com diversas orientações para os cidadãos.
O secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, destaca que as ações buscam fortalecer, cada vez mais, a instituição. “Para isso, contamos com a ajuda de todos. A Defesa Civil é fundamental na vida das pessoas, pois ninguém é melhor do que todos nós juntos. Em qualquer fase, buscamos a segurança, a estabilidade e o bem-estar social”, frisa.
Os programas e projetos desenvolvidos pela Defesa Civil são: Agente de Defesa Civil; Núcleos Comunitários de Defesa Civil – Nudec; Curso de Proteção Comunitária; Defesa Civil nas Escolas; Plano Municipal de Redução de Riscos; Plano de Contingência; Semana de Prevenção; Avaliação e monitoramento de marquises; Mapeamento de Riscos Urbanos; Sistema Municipal de Defesa Civil; Guia de proteção ao Cidadão; Alerta Meteorológico e Hidrológico; Monitoramento Pluviométrico; Projeto Praia Para Todos; Projeto Voluntários de Defesa Civil.
O órgão também realiza orientações sobre acidentes domésticos, alagamentos e inundações, deslizamento de encostas, eletricidade, envenenamento, incêndio, períodos de seca, produtos perigosos e vendaval. Em caso de emergência, basta ligar para o número 199.