Foto: Divulgação / Defesa Civil
Encontro remoto abordou Guia Prático de Utilização de Alertas para Ações de Preparação a Desastres
Representantes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, ligada à Secretaria de Ordem Pública, participaram, na última quarta-feira (14), da primeira capacitação sobre Guia Prático de Utilização de Alertas para Ações de Preparação a Desastres, do governo federal. O objetivo foi nivelar todos os alertas emitidos por órgãos como Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), CPETC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) para as Defesas Civis estaduais e municipais.
De acordo com o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, a capacitação facilitará a leitura dos alertas sobre as áreas de atendimento de cada órgão. Segundo ele, a iniciativa proporcionará a tomada de decisão em ações de emergência.
"Com o entendimento desses alertas, a Defesa Civil de Macaé poderá acionar o Plano de Contingência, por exemplo, em caso de necessidade da evacuação de uma área de risco. Além disso, avisar antecipadamente à população quando estiver prevista uma ocorrência de fenômeno natural, visando à proteção da mesma", explicou o secretário.
Os meios de comunicação em situações de emergência também foram abordados no treinamento. A população pode habilitar o seu telefone para receber SMS da Defesa Civil por meio do número 40199. O coordenador de Gestão de Risco da Defesa Civil de Macaé, Eduardo Lopes Santos, também participou da capacitação. Outras informações pelos telefones (22) 2765-5528 / (22) 2796-1263 / 199 ou através do e-mail
defesacivil@macae.rj.gov.br.