
Foto: Ana Chaffin
Durante a aula, vários cases e questões legislativas foram abordadas
Integrantes da Secretaria Municipal de Turismo participam, nesta terça-feira (09), do curso de primeiros socorros da Defesa Civil de Macaé. A ação, que acontece no auditório do Paço Municipal, visa apresentar, na prática, técnicas essenciais para o atendimento em situações de emergência, como engasgos, desmaios, convulsões, entre outras.
A capacitação tem como objetivo preparar os participantes para atuar de forma rápida e segura em ocorrências e situações de emergência. Segundo o artigo 135 do Código Penal, a omissão de socorro é crime e todo o cidadão deve prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, a uma pessoa em perigo, como criança abandonada ou extraviada, inválida, ferida ou ao desamparo, ou não pedir socorro da autoridade pública nesses casos.
Outra legislação abordada no curso foi a Lei Lucas ei federal 13.722, que determina que todos os profissionais das escolas recebam formação periódica sobre primeiros socorros. A aula foi proporcionada pelos instrutores da Defesa Civil, Stenio Rafael e Hudson, que ressaltaram que o treinamento auxilia, ainda, na redução de riscos e prevenção de acidentes, e também envolve comunicação, empatia e postura, habilidades fundamentais no atendimento turístico.
Paloma Rosa, guia da Secretaria de Turismo fala sobre a importância do curso de primeiros socorros para o trade turístico. “Ele vai muito além de um requisito técnico. Fortalece a segurança, a confiança e a qualidade da experiência oferecida ao visitante. O curso é oferecido ao trade turístico de Macaé que lida diariamente com pessoas, deslocamentos, atividades ao ar livre, eventos, trilhas, transporte e experiências variadas. Nesse contexto, saber agir rapidamente em situações de emergência pode fazer toda a diferença”, ressalta Paloma.
A Defesa Civil, sob a responsabilidade do secretário Joseferson de Jesus, apresenta, em seus cursos, a simulação de diferentes situações de emergência e aplica as técnicas já vistas na parte teórica. O curso vem sendo oferecido a diversas secretarias municipais.