Defesa Civil e UFRJ promovem Programa de Saúde da Comunidade

11/05/2011 10:56:49 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Divulgação

Prefeitura e universidade realizam atividades educativas e de assistência para alunos de Medicina e Enfermagem

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceira com a Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, da Prefeitura de Macaé, realizaram, na última segunda-feira (9), o Programa de Saúde da Comunidade. A atividade educativa e de assistência é voltada para a construção do conhecimento em saúde dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

A disciplina Saúde da Comunidade III é direcionada aos graduandos de Medicina e Enfermagem da UFRJ, campus Macaé, e tem por objetivo oferecer conhecimentos relacionados ao adulto e a sua inserção no mercado de trabalho, considerando os aspectos biológicos, legais, sociais e culturais.

As práticas da disciplina incluem o laboratório integrado em saúde, na própria universidade, e o atendimento aos adultos em Macaé, em locais públicos ou de trabalho público ou privado.

As coordenadoras da disciplina, professoras Roberta Coutinho e Analúcia Maranhão, buscaram e obtiveram todo o apoio necessário da Defesa Civil do município para a realização das atividades com toda a equipe da coordenadoria. O trabalho ficou definido em três momentos distintos, que continuam nesta quinta-feira (12) e o terceiro com data ainda não definida.

Nesse primeiro encontro foram coletadas informações dos agentes e realizados medição de pressão, exame de glicemia, medida de altura e peso. Nos outros dois próximos encontros serão realizadas avaliações das condições de trabalho e moradia dos pacientes.

O coordenador de Defesa Civil, capitão Eric Schueler, destaca a importância desta parceria com a universidade que promove o aperfeiçoamento da disciplina Saúde da Comunidade entre os estudantes da instituição.

- Além dos alunos dos cursos poderem estar usando na prática seus conhecimentos acadêmicos, com essa parceria podemos também avaliar como está a saúde de nossos agentes da Defesa Civil, destacou o coordenador.


Fotos Relacionadas