Defesa Civil municipal vai elaborar Plano Diretor

05/08/2005 15:52:32 - Jornalista: Catarina Brust

A Coordenadoria Municipal Defesa Civil de Macaé vai elaborar um Plano Diretor com a finalidade de diminuir o impacto dos desastres naturais. O decreto da Presidência da República – nº 5.376 de 17/02/2005 – que estabeleceu o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) dá competência às Coordenadorias Municipais para elaborarem Planos Diretores, planos de contingência e planos de operações de defesa civil.

O tenente Eric Schueler, coordenador municipal de Defesa Civil, participou com sua equipe da Oficina de Mobilização do Plano Diretor nesta quinta-feira no Parque Lagomar. Segundo ele, a intenção é aproveitar as reuniões promovidas pela Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) nos bairros do município, para a equipe já ir conhecendo em detalhes os problemas das comunidades.

- Depois entraremos com o trabalho direto com a população com a realização de cursos de capacitação de primeiros socorros; preservação do meio ambiente; cidadania; direitos e deveres; prevenção de acidentes e combate a incêndio. Atuaremos em todas as áreas que pudermos atacar – explicou o tenente.

Serão criados Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s) com integrantes cadastrados como voluntários que atuarão dentro da política nacional de Defesa Civil: prevenção, resposta e reconstrução. A idéia, segundo Schueler, é que com a instalação dos Nudec’s será promovida a ampla participação da comunidade nas ações de defesa civil, principalmente nas respostas aos desastres e reconstruções.