A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está presente no Fórum e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore (Protection Offshore), com uma equipe de 20 homens da Brigada de Incêndio, prontos para qualquer eventualidade durante o evento. Além disso, a Defesa Civil também está apresentando os projetos que desenvolve no município com o objetivo de buscar parcerias junto às empresas.
- A Protection é um Fórum Internacional que engrandece Macaé na área de SMS e a prefeitura está muito atenta à isso. Neste evento, estamos presentes com uma equipe terceirizada, composta por 20 homens da Brigada de Incêndio da empresa Conseg, atentos a qualquer eventualidade. Estamos buscando parceria com empresas para o desenvolvimento de projetos. E, também, realizando o cadastramento de recursos materiais e humanos junto às empresas, para que possam disponibilizar para a Defesa Civil, e conseqüentemente, ao município no caso de algum desastre, esclarece Marcus Schueler, coordenador de administração e planejamento da Defesa Civil.
Com o início da Copa do Mundo de 2006, nesta sexta-feira (09), Schueler, alerta também para os perigos dos fogos de artifício. Segundo o coordenador, 80% dos casos acontecem com crianças.
- É preciso ficar de olhos abertos com as crianças, porque a maioria dos registros de acidentes com fogos acontecem com elas. Os adultos também devem ter muito cuidado com o manuseio dos fogos, principalmente quando excedem o consumo de bebidas alcoólicas durante os jogos de futebol, alerta Schueler.
Além da Copa, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, também estão em alerta durante esse período do ano, por causa das festas juninas. Mesmo sendo proibida a prática de soltar balões, a população ainda mantém esse hábito.
- Estamos fazendo uma campanha ostensiva, de alerta à toda população, para que não solte balões, porque pode acarretar diversos tipos de desastres, esclarece o coordenador da Defesa Civil.